Uma cadela da raça labrador foi atingida por um tiro na pata esquerda na manhã deste domingo, 20, no Campus Universitário da Universidade de Caxias do Sul (UCS), região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. O fato ocorreu por volta das 10h30min, no momento em que os donos da cadela estavam passeando no campus. De acordo com os proprietários, em um determinado momento, o animal, que atende pelo nome de Vick entrou em uma lagoa.

Conforme os donos do animal, o disparo ocorreu no momento em que Vick foi buscar um pedaço de pau jogado pelo seu dono. Foi então que em um determinado momento, apareceu um agente que realiza a segurança do local. Conforme Ricardo Aronson, dono da cadela, ao se aproximar do vigia para cheirá-lo, o mesmo sacou um revólver e atirou em direção ao animal.

Após o disparo, um aglomerado de pessoas se formou ao redor do animal. Foi então que a Brigada Militar apareceu. Aronson foi à Delegacia Para registro da ocorrência e sua esposa levou o animal para atendimento veterinário.

Em depoimento na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), o vigilante disse que efetuou o disparo após sentir-se ameaçado pelo animal que, segundo o guarda, iria atacá-lo. A versão foi rebatida pelo dono da cadela.

Em nota, a UCS afirmou que repudia maus-tratos contra animais e que todas as providências necessárias serão tomadas. A empresa responsável pela segurança do local, Gocil, disse que também não aceita violência contra animais e que está prestando toda a assistência ao proprietário e ao cão. O vigilante foi afastado da operação e a segurança do local não foi afetada.

Foto: Arquivo pessoal / divulgação / divulgação