Pelo menos mais um milhão de doses da vacina contra a covid-19 CoronaVac foi entregue ao Ministério da Saúde pelo Instituto Butantan nesta sexta-feira, 16. Os imunizantes fazem parte de uma remessa de três milhões de vacinas que serão entregues até a próxima quarta-feira, 21. Conforme o contrato assinado com o governo federal, o instituto deve entregar até setembro, 100 milhões de doses. No entanto, a expectativa é de que isso ocorre ainda em agosto, devido a chegada de insumos para a retomada da produção.

Os imunizantes que começaram a ser entregues na quarta-feira, 14, fazem parte da produção de um novo lote de 10 milhões de doses, que tiveram sua produção iniciada no dia 26 de junho, quando o Butantan recebeu seis mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Segundo o governo de São Paulo, a matéria-prima foi envasada e passou por etapas como embalagem, rotulagem e controle de qualidade das doses.

Na terça-feira, 13, o Butantan recebeu mais 12 mil litros de IFA que serão utilizados na produção de mais 20 milhões de vacinas. Há expectativa de que até o final de julho, o Brasil receba mais uma nova remessa de insumos para a produção de mais imunizantes.

Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação