Solteirice. Esse é um assunto que anda me deixando muito irritada. Como no século XXI, em pleno ano de 2017, na era do biquíni de fita isolante, alguém ainda sofre bullying por estar solteiro? Aliás, algum dia isso foi moda?
Solteiro sofre bullying na obrigação de encontrar alguém para enfrentar os dias frios e as datas comemorativas de família. É um ‘Deus nos acuda’, olhares de piedade indiretamente dizendo que somente é feliz quem tem alguém. Os solteiros são hostilizados, excluídos de passeios no domingo, de viagens para a praia, de rodízios de pizzas. Parece que cometeram um crime inafiançável.

Gente, não é doença contagiosa. Solteiros podem sair com casais. Pessoas que namoram podem ir tomar café com pessoas solteiras. O solteiro não vai dar em cima do teu par não, eles têm ‘contatinhos’, ‘crushes’, ou simplesmente não estão interessados. Algumas pessoas acham que solteiros não têm amigos, só parceria para ir para a balada. Mas pessoas solteiras não se sentem inferiores (porque fariam isso???) por não estarem acompanhadas e não esperam a metade da laranja para construir uma vida ou realizar seus sonhos.
Há tempo quero falar sobre isso mas achava que era recalque da minha parte. “Você fala isso porque não tem ninguém e queria ter”. E eu quase acreditei nisso, até que, um belo dia, uma das minhas melhores amigas começou a namorar e ele se tornou um dos meus melhores amigos. Nós saímos os três juntos, sim, eles me chamam para balada e vice-versa, eu janto com eles no sábado à noite.

Isso é amizade.

Alguns acham que foram feitas para estarem sempre com alguém e usam como desculpa o fato de serem carentes. Eu também sou carente, o que eu tento é não deixar alguém limitar a minha vida. Quando se forma um casal, na minha matemática o que acontece é que os amigos dobram. Mas não é isso que acontece.

É por isso que os relacionamentos não duram. Você começa a namorar e tem que criar uma página no Facebook de casal. Você já não pode ir até a esquina para o seu cachorro fazer as necessidades sem avisar o “boy”. Não pode cortar o cabelo porque ele não gosta de cabelo curto. Não pode usar calça boyfriend porque ele acha pouco sensual. Não pode ir jantar na sua amiga na quarta porque é dia de namorar. Não pode tomar chimarrão eventualmente no domingo, porque também é dia de namorar. Alguém consegue viver assim por muito tempo? Sim. Consegue ser feliz todo esse tempo? Não sei.

A gente pode namorar, casar e ainda assim ter liberdade, a liberdade de ser quem a gente quer ser. Estar com alguém é sim abdicar de algumas coisas, porque ninguém é igual. As pessoas têm suas diferenças e a gente precisa aprender a lidar com elas. Você deve cortar o cabelo para se sentir mais bonita, se é o que deseja. Você pode sair com as suas amigas sem esperar ele fazer o mesmo para dizer que é “vingança”. Você pode e o seu par também pode. Porque vocês não estão juntos para virar uma ameba, desculpa decepcionar, mas corpos não se fundem. E isso não tem a ver com ir para a balada sozinha ou fazer algo que você não gostaria que fizesse com você. Isso se chama respeito. E o que estão fazendo hoje se chama burrice. Se tiver que acontecer uma traição, vai acontecer, porque isso depende de muita coisa, inclusive do caráter da pessoa, não das condições, vai por mim. Submeter e ser submetido não leva a nada, a não ser uma grande frustração pessoal e a decadência do relacionamento.

Que venha para somar, quem tiver que vir, pelo tempo que puder ficar por inteiro, porque eu sei carregar as sacolas do mercado sozinha e já troquei resistência de chuveiro com a ajuda de tutorial no Youtube. E já passei mais tempo sincero com pessoas legais do que muitos casais por aí consigo mesmo.

Publiquei e saí correndo.