Para crianças de todas as idades:

Através dos nossos sistemas sensoriais percebemos o nosso corpo e todo o ambiente à nossa volta. Aprendemos a usar a visão, a audição, o paladar, o tato, o olfato, as sensações proprioceptivas (dão informações sobre o que os músculos estão fazendo, e como eles devem se movimentar) e vestibulares (dão informações sobre o equilíbrio, postura, controle do estado de alerta, atenção e regulação emocional) para realizarmos nossas tarefas e atividades de vida diária.

As experiências e vivências sensoriais são “alimento” para o cérebro, que tem a função de organizar as sensações do próprio corpo e do mundo, de forma a ser possível o uso eficiente do corpo no ambiente.

Por serem de fundamental importância, as experiências e vivências sensoriais devem fazer parte da rotina infantil e podem acontecer nos mais diversos ambientes: casa, escola, parque, etc.

Brincadeiras sensoriais:

Táteis: brincar com areia, água, terra, grama, argila, massinha;

Visuais: brinquedos coloridos e com contrastes;

Auditivos: brincar com instrumentos musicais, ouvir músicas de diferentes estilos, cantar;

Olfativos: cheirar, provar e preparar alimentos com consistências e sabores;

Proprioceptivos: brincadeiras que envolvem o uso de força ( puxar, carregar, amassar, lavar, esfregar);

Vestibulares: brinquedos e atividades relacionadas com movimento: rodar, balançar, pular, correr.

Estas e tantas outras brincadeiras sensoriais são base para os pensamentos e atos mais complexos que emergem através do brincar cotidiano, tornando-se fundamentais para o desenvolvimento infantil.