Parte do efetivo da Brigada Militar virá para Bento Gonçalves

Nesta quinta-feira, 18, a Brigada Militar comemorou 184 anos e incluiu em suas fileiras 856 novos soldados no Rio Grande do Sul. Houveram solenidades simultâneas de formatura do Curso Básico de Formação da Polícia Militar (CBFPM) nas cidades de Porto Alegre, Montenegro, Osório, Santa Maria, Rio Pardo e Santa Rosa.

O governador e o vice, Eduardo Leite e Ranolfo Vieira Júnior, estiveram presentes no evento da capital, que ocorreu na Academia de Polícia Militar. O líder do Estado mencionou que é papel do governo dar condições para que a segurança possa ser cumprida. Já Vieira destacou que os formandos passaram em um processo onde havia 40 mil candidatos.

O curso iniciou no mês de março e formou 649 homens e 216 mulheres em 1.730 horas de conteúdos teóricos e práticos. Os agentes estudaram legislação, comunicação operacional, defesa pessoal, decisão de tiro, direito, história da Brigada, direitos humanos, entre outros, além do estágio supervisionado.

O ingresso desses novos servidores na corporação dá continuidade ao cronograma estabelecido de chamamento, segundo Vieira, a fim de assegurar a reposição planejada de efetivo. O reforço chega para instituições de segurança pública, no escopo do programa RS Seguro.

Para Bento Gonçalves, o Tenente Coronel da Brigada Militar, Luís Fernando Becker, confirmou que 20 novos militares devem chegar nos próximos dias. “Vai ser um reforço no policiamento, para conseguir atender as demandas da cidade e a repercussão da criminalidade, para cada vez mais baixar os índices criminais”, explica Becker.

Esse número a mais de agentes se deve, principalmente, ao fato que o vice-governador destacou, de reposição de efetivo para cidades do RS Seguro. Essa questão enquadra a Capital do Vinho, que terá mais soldados nas ruas, fortalecendo a segurança do município.

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini