Em comemoração aos 182 da Brigada Militar (BM), o 3º Batalhão de Áreas Turísticas (BPAT) recebeu equipamentos de ponta. Quem presenteou a corporação foi o grupo Renascer da Serra, que é formado por empresários que se uniram para contribuir com a polícia militar. A organização começou pequena, sendo formalizada no final de 2018. No início, a ajuda acontecia contribuindo com pequenos reparos que as viaturas do Pelotão de Operações Especiais (POE) necessitavam.

Mas com a união de várias forças, algo maior foi possível. Com a ajuda do Renascer da Serra, a BM de Bento já pode realizar operações com um drone de alta tecnologia e um monóculo de longa distância. A presente foi bem recebido pelo comandante do Batalhão, tenente-coronel Paulo César de Carvalho. “Queremos utilizar junto à base móvel, POE, ronda de motocicletas e também em ocorrências que sejam mais vultuosas. A ideia é que o drone seja operado pelo POE, para que o efetivo saiba qual é o terreno que está andando e o que está buscando. Essa tecnologia, com certeza, vai ajudar e muito”, declara.

O presidente do Renascer da Serra, Flademir Martins de Oliveira, salienta que hoje o efetivo da BM é reduzido, então essa tecnologia vem auxiliar no trabalho. “O drone tem uma câmera 360º, sobe até 500 metros e pode ser controlado a quilômetros. Ele pode fazer todo mapeamento da área, dos pontos de tráfico, dos fugitivos. Se acontecer um assalto e os criminosos fugirem para o mato, a polícia consegue abranger e monitorar uma área maior sem tanto efetivo”, explica.

Já o monóculo cobre uma grande distância e oferece visão noturna. “É tipo uma câmera, dá zoom, tem infravermelho. No escuro, consegue captar a pessoa bem nitidamente. Ali da rodoviária a gente consegue chegar até quase Monte Belo e ver nitidamente um carro. É de última geração”, diz Oliveira. Para a aquisição e importação dos equipamentos, foram investidos cerca de R$ 16 mil, tudo arrecadado por meio de doações.

A entrega oficial será feita em um jantar, dia 29, às 19h, no salão do Maria Goretti. O ingresso custa R$ 40,00 e a arrecadação será empregada em prol da Brigada Militar. O Renascer da Serra também aceita doações de pessoas físicas, que devem ser feitas via conta bancária. Mais informações podem ser adquiridas através das redes sociais ou site do grupo. “Todo contribuinte se torna um associado. Depois que a pessoa ajuda três meses, recebe uma chave de acesso para ter controle de toda movimentação de valores do grupo”, complementa Oliveira.

Como os recursos são empregados

Oliveira explica que o grupo foi criado em 2017, mas oficialmente, com toda documentação e parcerias de mais de 30 empresários, foi no final de 2018. Cada empresa ou pessoa física doa um valor mensal, que vai para a conta do Renascer e a diretoria decide como vai ser utilizado, o que é prioridade, mas tudo é feito em conjunto com a BM. “Sentimentos essa necessidade. Comecei a fazer sozinho, foi juntando mais gente que queria ajudar. Hoje temos uma equipe bem grande que trabalha em prol disso. A gente ouve os policiais, ouve o comando. Com isso, decidimos como vamos utilizar os valores”, comenta.

Como os recursos são limitados, a ajuda é feita aos poucos, conforme disponibilidade, salienta o presidente. Mas ele já faz planos para o futuro. “Com certeza podemos ajudar mais órgãos de segurança, futuramente queremos trabalhar na área da educação também. Mas um passo de cada vez. Por enquanto, adotamos o POE”, finaliza.