O Farrapos terminou sua campanha pelo Campeonato Brasileiro de Rugby, o Super 16, na tarde deste sábado, 13. Pelo segundo consecutivo, a equipe faz excelente campanha, mas é derrotada na final para um rival paulista. Dessa vez, o revés foi para a Poli Rugby, que se sagrou campeã inédita do nacional e impossibilitou a concretização de uma temporada invicta aos gaúchos.

Com grande parte de sua estrutura preenchida por torcedores, o Estádio da Montanha recebeu o confronto com muita lama em decorrência da forte chuva que atingiu Bento Gonçalves na noite anterior. Por conta disso, o jogo de mão, com passes rápidos, ficou comprometido. Quem se adaptou melhor ao cenário foram os visitantes, que logo cedo acertaram penal e liderando o jogo por 3×0.

Ainda na primeira metade do tempo inicial, a Poli ainda anotou um try e a conversão, ficando com 10 pontos em vantagem. O Farrapos descontou com penal de Facundo e por muito pouco não empatou o jogo, mas a defesa paulista segurou o árduo trabalho do ataque gaúcho. Poli e Farrapos ainda anotaram penais, levando o jogo para o intervalo com o placar de 13×6.

No segundo tempo, o time local demorou a entrar no jogo. A Politécnica anotou dois tries seguidos e ampliou a vantagem, deixando o panorama complicado para o alviverde. O Farrapos respondeu com try de Angelo, mas a Poli logo retrucou. O Farrapos ainda anotou mais dois com Coghetto e Angelo, novamente. Mas, mesmo com as anotações no marcador, foi insuficiente para os bento-gonçalvenses.

A Poli Rugby venceu o Farrapos por 30×25 e conquistou o Brasileiro de forma inédita. Pelo segundo ano consecutivo, após perder para o Jacareí, os gaúchos ficam com a segunda melhor campanha.

Segundo o pilar Jardel Vettorato, o Farrapos pecou em alguns detalhes. “Eles são time muito fortes e souberam aproveitar em todos os momentos que falhamos. Agora precisamos pensar já no próximo ano”, avaliou.
A projeção do técnico do Farrapos, Javier Cardozo, era de que o clube conseguisse encerrar a temporada sem sofrer derrotas — situação não confirmada em decorrência da derrota na final do Super 16. O time serrano encerra 2018 com 17 vitórias em 18 jogos (entre Campeonato Gaúcho e Brasileiro.

Fator local

Invicto como mandante há mais de dois anos, o Farrapos não conseguiu dar sequência à marca no jogo diante da Poli Rugby. Os números compreendiam as campanhas de Campeonato Brasileiro (2016, 2017 e 2018) e Campeonato Gaúcho (2017 e 2018).

Nesta edição do Super 16, no Estádio da Montanha, o Farrapos venceu os gaúchos San Diego e Charrua, além do Desterro (Florianópolis/SC) e o Jacareí — este na semifinal, que representou o reencontro das equipes após a final nacional do ano passado, vencida pelos paulistas.


Fotos: Lucas Delgado