Dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que no Brasil, o número de templos religiosos é maior do que o de hospitais e escolas juntos. O levantamento indica que, ao todo, 579,8 mil imóveis são destinados a estabelecimentos religiosos, enquanto 264,4 mil são direcionados às escolas, 247,5 mil aos centros de saúde e 579,8 mil estabelecimentos religiosos. Ou seja, há mais igrejas e tempos, por exemplo, do que escolas, universidades, hospitais e outros tipos de unidades de atendimento de saúde juntos.

Conforme os dados apresentados, a região Norte é a que concentra a maior relação entre o número de estabelecimentos religiosos e o total da população. Na região, formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, existem 79.650 igrejas ou templos, o que representa a média de 459 para cada 100 mil habitantes, quase o dobro do valor do Brasil como um todo, que é de 286 para cada 100 mil habitantes.

Já a região que tem a menor relação entre o número de igrejas e a população, com 226 para cada 100 mil, é a região Sul, formada pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

De forma inédita, o IBGE divulgou as coordenadas geográficas de todas as espécies de endereços do país, coletadas durante o último Censo e detalhadas por municípios. No Brasil, ao todo, 111,1 milhões de endereços registrados.

Desse total, 90,6 milhões deles, por exemplo, o que equivale a 81,5% do total, são coordenadas de domicílios particulares, ou seja, casas e apartamentos. Outras 11,7 milhões, ou 10,5% do total de endereços, são de estabelecimentos como lojas, bancos, prédios públicos, shoppings, entre outros.

O Censo entende como estabelecimento religioso igrejas, templos, sinagogas e terreiros, por exemplo, de todas as religiões.

  • Estabelecimentos religiosos (igrejas, templos e outros): 579,7 mil – 286 para cada 100 mil habitantes
  • Estabelecimento de ensino (escolas, creches, universidades): 264,4 mil – 130 para cada 100 mil habitantes
  • Estabelecimento de saúde (hospitais, clínicas, pronto socorro): 247,5 mil – 122 para cada 100 mil habitantes

A grande maioria dos endereços do Brasil é formada por domicílios particulares, ou seja, casas e apartamentos. Em segundo lugar, estão os estabelecimentos comerciais com “outras finalidades”, como comércio, prédios culturais ou públicos.

  • Domicílios particulares (casas, apartamentos): 90,6 milhões
  • Estabelecimentos de outras finalidades (lojas, prédios públicos e culturais): 11,7 milhões
  • Estabelecimentos agropecuários: 4 milhões
  • Edificações em construção: 3,5 milhões
  • Domicílios coletivos (hotéis, presídios, pensões, asilos): 104,5 mil