O número de casos de coronavírus no Brasil chegou a 76 nesta quinta-feira, 12, de acordo com o Ministério da Saúde, que passou a contabilizar novas infecções em São Paulo, antecipadas na véspera pelo hospital Albert Einstein, e os primeiros registros nos Estados do Paraná e Pernambuco.

Segundo plataforma online da pasta para contagem dos casos, São Paulo segue como o Estado com maior número de ocorrências, atingindo 41, ante 30 na véspera. O Einstein anunciou na noite de quarta-feira, 11, ter realizado 16 novos testes positivos, que ainda seriam reportados ao Governo Federal.

Um dos casos confirmados nesta quinta-feira foi o do secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, que foi colocado em quarentena domiciliar.

O Brasil registra 1.427 casos suspeitos, segundo o Ministério, enquanto 1.156 já foram descartados. No mundo, o coronavírus já infectou cerca de 120 mil pessoas, matando mais de 4 mil.

Teste no Presidente

Após o resultado positivo para o novo coronavírus no Secretário de Comunicação da Presidência, o presidente Jair Bolsonaro passou a ser monitorado. Além disso, ele foi aconselhado a mudar sua rotina, cancelou uma viagem e fez o teste para a doença. O resultado deverá ser divulgado nessa sexta-feira, 13.

A suspeita é de que o Secretário tenha sido contaminado em viagem para os Estados Unidos. Outros integrantes do primeiro escalão do Governo Federal, que tiveram contato com Wajngarten, também serão submetidos ao teste.

O Presidente sugeriu, em live transmitida pelas redes sociais, que seus apoiadores suspendam os atos marcados para domingo, a fim de evitar que se formem aglomerações, o que foi acatado pelos principais líderes das manifestações.

Com informações do Palácio do Planalto e do Ministério da Saúde

Foto: Divulgação/Palácio do Planalto