O Brasil voltou a atingir mais uma triste marca na segunda-feira, 5 de julho, quando alcançou 525 mil mortes provocadas por complicações do coronavírus desde o início da pandemia. Nas últimas horas, conforme informou o Ministério da Saúde, mais 695 mortes foram inseridas na contagem. Até o momento, 18,7 milhões de pessoas já foram infectadas pela doença no Brasil. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os estados que apresentam maior número de mortes.

De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a taxa de letalidade do coronavírus no Brasil é de 2,8% e a taxa de mortalidade por cada 100 mil habitantes é de 249,9. Apesar de apresentar tendência de queda nos últimos sete dias, o número de mortes segue alto no país, com registros de 1,5 mil por dia. A taxa de infectados também caiu, ficando em 49.158 pessoas por dia.

Segundo especialistas, a queda nos indicadores é resultado do avanço na vacinação. Até o momento, quase 80 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 no país. O número representa a 47,5% da população vacinável, ou seja, daqueles que estão aptos a receberem o imunizante contra o coronavírus. Desse total, 27 milhões já receberam a segunda vacina e estão completamente imunizados.