Em jogo difícil contra a Croácia, com gols na prorrogação, seleção deixou a desejar em duas cobranças

No início da tarde de sexta-feira, 9, o Brasil entrou em campo pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar e foi eliminado. A Croácia representou um desafio grande nessa altura da competição e forçou a chegada as penalidades máximas. Durante as cobranças, Rodrigo e Marquinhos erraram e deixaram a vitória nas mãos dos europeus. Agora, o sonho do hexa deve retornar somente em 2026.

A partida foi acirrada do começo ao fim. Com Luka Modric, os croatas vieram firmes para o jogo. Durante a primeira etapa, o domínio do meio de campo favoreceu os adversários, que igualaram a posse de bola com a seleção canarinho. No critério ofensivo, o Brasil se demonstrava superior, com tabelas e lances que quase se converteram em gols.

Apesar das tentativas, o 1º tempo encerrou em 0 a 0. Na volta do intervalo, porém, aos poucos, a pentacampeã foi demonstrando um maior domínio de campo. Jogadas com Paquetá, Vinícius Júnior e Neymar colocaram a bola com perigo na zaga da Croácia. O cansaço começou a surgir entre os atletas e algumas modificações foram feitas de ambos os lados.

Na prorrogação, o Brasil seguiu como líder em jogadas ofensivas. Em quase todo o momento de bola rolando, a seleção se manteve na zona defensiva dos europeus. O primeiro gol veio aos 106 minutos, com uma tabela entre Rodrigo e Neymar, que colocou o camisa 10 de frente com o goleiro. Um drible, um chute colocado e a torcida inteira vibrou.

Os croatas, entretanto, não desanimaram e, aos 116 minutos, a bola encontrou Bruno Petkovic livre. Ele não demorou para colocar no canto do goleiro Alisson e empatar tudo novamente. Com o fim da prorrogação, tudo foi decidido nas penalidades. Logo na primeira cobrança brasileira, Rodrigo teve a batida defendida. A Croácia não errou nenhuma e na quarta cobrança, Marquinhos acertou a trave, cravando a eliminação.

Foto: Lucas Figueiredo