Com repetição de escalação que jogou na rodada passada, Seleção Brasileira tem vasta combinação de resultados a seu favor para conseguir classificação para as oitavas de final


Ainda é fase de grupos, porém o clima de eliminatória está presente para as mais diversas seleções. No Grupo E não é diferente. Na tarde de hoje, 27, os selecionados do Brasil, Sérvia, Suíça e Costa Rica entram em campo para definir os dois classificados para as oitvas de final da Copa do Mundo da Rússia (veja as possibilidades no box).
Com a atual conjuntura, a Seleção Brasileira tem a vantagem de depender apenas de seu resultado positivo para obter classificação. Isso ocorre devido à liderança e vantagem no saldo de gols no agrupamento — a Suíça está atrás por ter marcado um gol a menos até o momento.

Entretanto, o time de Tite seguirá sem ter vida fácil no Mundial. A adversária desta tarde será a Sérvia, que se classifica e, consequentemente, elimina o Brasil em caso de vitória. O país da Região dos Bálcãs tem três pontos (um a menos que Brasil e Suíça).

Para enfrentar os sérvios, são pequenas as chances de que a comissão técnica da Seleção Brasileira troque algum jogador. A menos que haja algum problema físico de última hora, os titulares serão mantidos, de acordo com técnico da Seleção Brasileira em declaração dada na véspera do jogo. Havia a possibilidade da saída do meia Willian, que ainda não conseguiu demonstrar bom futebol. Dois jogadores brigariam pela vaga: Renato Augusto e Fernandinho. Com a entrada do primeiro, Tite retornaria a utilizar o esquema e equipe responsável pela excelente e invicta campanha sob seu comando das eliminatórias; já Fernandinho daria mais liberdade para o volante Paulinho entrar na área adversária.

As duas ausências confirmadas seguem sendo os lesionados Danilo e Douglas Costa. O lateral já não atuou na rodada passada e deu lugar a Fagner — que teve atuação elogiada. O meia-atacante gaúcho, por sua vez, foi um dos destaques da vitória sobre a Costa Rica e teve sua entrada no time titular ventilada, porém sofreu uma lesão na coxa direita e não tem previsão de retorno aos gramados.

Desta forma, o Brasil deve ir a campo com: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Willian, Neymar e Phillipe Coutinho; Gabriel Jesus. A equipe enfrenta a Sérvia às 15h em Moscou. No mesmo horário, mas em Níjni Novgorod, Suíça e Costa Rica também atuam pelo fechamento da primeira fase pelo Grupo E.

Os dois classificados deste grupo já saberão os possíveis adversários quando entrarem em campo. Isso porque as equipes do Grupo D entram em campo nos jogos da manhã, às 11h.

México, Alemanha e Suécia ainda podem passar de fase. A maior probabilidade é de classificação dos mexicanos e alemães. Assim, poderá haver condicionamento dos resultados no Grupo E para evitar confronto contra a Seleção da Alemanha, a atual campeã.


Foto: Lucas Figueiredo/CBF, Divulgação.