No Brasil, a cada hora, cinco pessoas morrem em acidentes de trânsito, informa o mais recente relatório do Conselho Federal de Medicina, de 2016. Embora a passos lentos, o Brasil tem reduzido os números.

Em Bento, entre 2016 e 2019, na BR-470, também houve uma redução, conforme mostra a tabela abaixo. Os dados foram cedidos pelo Chefe da 6° Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de, Rômulo Gomes.

Apesar da redução, maio foi atípico e chamado de ‘maio negro’ pelo Chefe da PRF de Bento. “Foi o mês com o maior número de acidentes com vítimas fatais que aconteceram esse mês. De 2016 para cá foi o pior mês, considerando que levamos em conta o número de acidentes com vitimas fatais”, explica.

De acordo com Gomes, nos primeiros meses desse ano, aconteceram cinco acidentes com seis vítimas fatais. Desses, três acidentes e quatro mortes aconteceram somente nesse mês. “Dos seis acidentes que tivemos esse ano com vítimas fatais, em quatro há registros de que um dos envolvidos estava alcoolizado, ou porque fez a recusa do teste etilômetro ou porque fez o teste e estava embriagado”, declara.

Para diminuir os acidentes fatais nas estradas, maio foi o mês escolhido internacionalmente para realizar campanhas de conscientização para redução dos acidentes de trânsito. É o chamado Maio Amarelo.

De acordo com o Coordenador de Políticas Públicas de Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito Thiago Fabris, desde 2014, quando começou o Maio Amarelo, houve redução de 25% dos acidentes de transito no país.

Gomes atribui a redução a um trabalho conjunto, de conscientização e fiscalização. “Trabalhamos tecnicamente em cima dos dados de acidentalidade e aumentamos a fiscalização nos locais que a gente identifica como ponto critico e conseguimos reduzir e ter um retorno melhor”, finaliza.