Nesta quinta-feira, o Conselho do FUNREBOM (Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros) esteve reunido novamente, desta feita lá próximo ao Distrito Industrial (Linha Salgado, ao lado das garagens da Prefeitura, Secretaria de Obras), para avaliar e aprovar o balancete de receitas, aplicações e despesas do mês de abril de 2016. No local já estão em fase de conclusão as obras do Centro de Treinamento dos Bombeiros. Pouca gente sabe desta importantíssima obra e do trabalho que vem sendo feito pelo comandante da guarnição local do Corpo de Bombeiro, Capitão Sandro.

Bombeiros de Bento é referência II

O FUNREBOM é abastecido com as verbas oriundas das Taxas de Vistorias, efetuadas pelos bombeiros, para o fornecimento do respectivo Alvará, bem como do fornecimento dos Alvarás do PPCI, além de outras taxas angariadas e, também, contribuições voluntárias de empresas e cidadãos. Graças a esse fundo, gerido pela Prefeitura e avaliado pelo Conselho constituído por entidades do município, Bento Gonçalves possibilita que nosso Corpo de bombeiros tenha à disposição equipamentos de última geração no combate ao fogo e resgate de pessoas. Nosso Corpo de Bombeiros é, atualmente, referência no Estado por isso tudo e o será ainda mais depois de inaugurado o Centro de Treinamento, no próximo dia 16 de junho.

Será nacionalmente

Certamente, esse Centro de Treinamento, que colocará à disposição tudo o que há de mais moderno e prático no tocante a treinamento para bombeiros, tornará Bento Gonçalves referência Nacional. O local já recebe bombeiros de todo o Estado e de outros locais do Brasil para treinamento, bem como soldados do fogo de outros países. Além da criação de locais que os bombeiros normalmente encontram quando há incêndios, desabamentos e desmoronamentos, abrigará alojamento masculino e feminino, refeitório e salas de aula. Isso tudo é possível porque há a contribuição de empresas e pessoas da comunidade que sabem avaliar a importância de se poder dispor de recursos materiais e humanos adequados para emergências. Cumprimentar a comunidade, a Prefeitura, empresas e o Capitão Sandro e seus comandados pelo empenho em colocar tudo à nossa disposição é o mínimo que podemos fazer.

Bolsa Família

Impressionante a forma com que algumas pessoas se referem a esse benefício concedido às famílias carentes, de baixa renda. O cadastramento, acompanhamento e fiscalização para o pagamento do BF é de responsabilidade das mais de cinco mil e quinhentas prefeituras do Brasil. A Caixa Federal apenas faz o pagamento, conforme determina a lei federal. Os benefícios, para serem autorizados pelas prefeituras, devem obedecer a critérios definidos na lei. O tal de “pente fino” que o novo Ministro ameaça fazer deverá, sem dúvidas, apanhar funcionários públicos, ligados às prefeituras, que violam a lei em benefício próprio, de amigos ou familiares. O total anual pago pelo Bolsa Família representa menos de cinco por cento dos impostos sonegados no Brasil. É fácil avacalhar com pobres e miseráveis, né?

A saúde na berlinda

No atual governo, já há quem pensem em “rever” a saúde pública brasileira, o SUS. Há que se buscar fontes de receitas para custear a saúde, visando sua universalidade, conforme determina a Constituição. Uma das fontes, no meu entender a principal, deverá ser o combate à sonegação de impostos, que em 2015 atingiu absurdos 500 BILHÕES de reais e já rompeu a casa dos 200 BILHÕES em 2016, até agora. Nenhum imposto novo precisaria ser criado. A contratação de mais uns vinte mil fiscais estaduais e federais teriam seus custos facilmente cobertos com a montanha de dinheiro que entraria nos cofres públicos municipais, estaduais e federal. E também uma revisão no atual sistema previdenciário, faria do Brasil um dos cinco mais ricos do mundo.