Um incêndio de grandes proporções assustou moradores de Bento Gonçalves, no último domingo, 24. De vários pontos da cidade, era possível enxergar a densa fumaça preta que tomou conta da Obispa Design. A empresa, localizada na Rua Joana Guindani Tonello, Bairro Distrito Industrial, produz peças metálicas para decorações de ambientes.

Para atender a ocorrência, foram deslocadas seis viaturas, mas além do desastre, também chamou atenção o número de curiosos que se aglomeraram pelas proximidades para ver o que ocorria no local. A situação tornou-se preocupante para os bombeiros, em virtude da quantidade de produtos químicos, incluindo o cianeto, exalados pela fumaça.

Entretanto, essa concentração de pessoas ao redor de acidentes não é exclusividade do incêndio de domingo. E, além de atrapalhar o trabalho dos especialistas, pode acarretar em graves complicações para quem estiver perto.

O Comandante do Corpo de Bombeiros, Major Sandro Carlos Gonçalves da Silva, alerta que em casos de incêndios, além dos resíduos tóxicos que podem fazer mal à saúde, há um entra e sai de caminhões e viaturas, fazendo com que as pessoas aglomeradas corram risco de sofrer acidente. “Por isso alertamos que as pessoas se afastem o máximo possível”, explica.

O alerta, não se dá apenas em casos de incêndios. Acidentes de trânsitos também são perigosos. “Em ocorrências de resgate, onde as viaturas dos Bombeiros tem que proteger a via e o local, os curiosos podem ocasionar outro acidente, vindo a agravar a situação de risco”, finaliza o Comandante.

De acordo com o Pneumologista Alexandre Pressi, o cianeto é uma particularidade que vai acontecer em locais que apresentam materiais que foram construídos por polímeros que podem provocar intoxicação aguda gravíssima podendo levar ao óbito. “A intoxicação depende muito do ambiente da quantidade que tem desse agente tóxico no local. Em ambiente aberto a contaminação é muito menor”, frisa.

Pneumologista Alexandre Pressi