A cada novo ano que inicia, temos o costume de refletir sobre o que fizemos que não deu certo no ano anterior e propor mudanças em nós mesmos. E muitas destas mudanças dizem respeito ao nosso comportamento no trabalho, em sociedade, com a família.

Focando mais precisamente no trabalho, que é o que garante o “ganha-pão”, vamos imaginar um local onde todas as pessoas se cumprimentam, são cordiais, sabem ouvir, respeitam os espaços coletivos. Parece o lugar ideal para se trabalhar, certo? Todo mundo gostaria de estar em um local assim, pena que muitas vezes a realidade é muito diferente.

A receita para alcançar sucesso profissional, seja qual for o seu emprego, inclui ser determinado e disciplinado, com doses de ousadia, perseverança e outros atributos. Mas é preciso “temperar” todos esses ingredientes com um toque especial: as boas maneiras.

Ter etiqueta no trabalho não é frescura ou algo desnecessário como muita gente pode pensar. Ajuda – e muito – nas relações profissionais, facilita a convivência com respeito e gentileza. Qualquer pessoa gosta de ser tratada com atenção e com cordialidade. Desta forma, cumprimente todas as pessoas que encontrar. Um simples “bom dia”, “boa tarde” pode fazer toda a diferença no seu cotidiano. E não esqueça da senhora da limpeza, do porteiro, porque eles são tão importantes quanto seu chefe quando o assunto é boas maneiras e bons relacionamentos. “Por favor”, “com licença” e “obrigada” ainda são palavras mágicas – e espero que continuem sendo – que devem ser usadas com frequência.

Seja sempre pontual. Isso é sinônimo de responsabilidade. Se precisar chegar mais tarde ou caso se atrase, sempre tente avisar seu superior. Mantenha seus relatórios, anotações e todas as informações importantes bem organizadas. Assim, quando você precisar em uma situação de emergência ou quando solicitado pelo chefe você não passará por apuros.

Ficar falando sobre seus problemas pessoais para os colegas e diante dos clientes é pra lá de desagradável. Por mais que você tenha pessoas em quem confia no seu local de trabalho, deixe para falar dos assuntos que não dizem respeito à vida profissional no horário de almoço ou depois do expediente.

Se estiver passando por um problema sério, o ideal é marcar uma reunião com o superior para explicar o que está acontecendo, mas tente não misturar questões pessoais com o emprego.
Fuja das rodas de fofoca, dos grupinhos que espalham boatos. São atitudes que contaminam o ambiente e só resultam em intrigas. E o pior, no final das contas você pode acabar sendo vítima, a fofoca pode se voltar contra você.

Agir com boa educação é imprescindível em qualquer ambiente, mas local de trabalho se torna ainda mais importante. Aprender como se comportar é fundamental e não faz mal a ninguém. Afinal, você passa grande parte do dia em contato com os colegas de trabalho, com seu chefe, com clientes.

Atualmente existem muitos processos movidos contra colegas, contra superiores e contra empresas. Assédio moral, ofensas, fofocas e intrigas podem gerar inúmeras e desagradáveis situações pelas quais não é necessário passar. Pense duas vezes (ou até muito mais do que isso) antes de cometer algum ato falho que possa lhe causar um grande problema. Lembre-se sempre que o currículo pode ser uma arma, uma vez que a empresa onde você está procurando trabalho pode pesquisar na anterior o porquê da sua saída… e se seu antigo superior comentar que você esteve envolvido em encrencas, pode dar adeus às suas próximas chances.