Prezado Prefeito Guilherme Pasin, decidi me dirigir diretamente ao senhor porque nada, até agora, deu resultado. Ao longo desses mais de 38 anos em que ocupo este espaço no Jornal Semanário, sempre tive algumas dificuldades com as administrações públicas, notadamente as do PP, talvez pelo entendimento dos “interessados” de que “a imprensa é apenas um detalhe”. Certamente, esses “interessados” devem desconhecer que colunistas que opinam, como é meu caso, na maior parte das vezes, o fazem motivados pelos contatos recebidos das pessoas, não raro com contundencia. Após a devida filtragem, ou seja, a comprovação das reclamações, elas são levadas a público através da Coluna. As coisas funcionam assim, Prezado Prefeito.

Bom dia, Prefeito Pasin! II

Dito isso, Prefeito, vamos ao que me levou a escrever esses tópicos. Na sexta-feira, dia 5 de fevereiro, por volta de 15h30m, a rua General Osório estava totalmente congestionada, parada, entupida, provocando engarrafamento na rua 13 de Maio. E, veja bem, estamos em fevereiro, fora do período escolar e em período de férias de muitas pessoas. Por que, então, tal engarrafamento? Simples, Prefeito! Acontece que a sinaleira ali recentemente instalada não está funcionando em razão das obras nas calçadas da rua Marechal Floriano e os motoristas que descem por essa rua trancam o cruzamento, ficando com cara de paisagem, tipo “não tô nem aí”. E há, também, os pedestres “sem noção” que pensam ser sempre deles a vez e atravessam a rua nessa esquina, pouco se importando com o trânsito. Esse é o foco do problema, Prefeito Pasin.

Bom dia, Prefeito Pasin! III

Então, se até os pardais e pombas que habitam a Praça Walter Galassi sabem desses problemas todos, por que continuam acontecendo diuturnamente? Simples, Prefeito, mais uma vez!

Porque a Secretaria da Mobilidade Urbana não toma atitudes, Prefeito! Por inúmeras vezes escrevi aqui sobre esse problema, só que antes ele acontecia nas horas de pico e agora é constante. Nessa sexta-feira a que me referi, eu estava no trânsito e ouvi muitos motoristas reclamando. O que reclamavam Prefeito? O óbvio-ululante: numa situação dessas a presença de um agente de trânsito é imperiosa, inadiável, vital. Liguei para a Secretaria e me informaram que só haviam cinco agentes em serviço.

Bom dia, Prefeito Pasin! IV

Pode isso, Prefeito? Uma cidade com mais de cem mil habitantes e praticamente um veículo cada um? Ah, sim, disseram que estavam atendendo acidentes de trânsito. Justifica-se? Talvez! Mas o que se vê constantemente é batidinhas sem vítimas e os motoristas trancando a rua, afrontando o Código de Trânsito Brasileiro. Já é mais do que hora – está atrasado mais de 15 anos – de haver contratação de mais uns trinta agentes de trânsito, no mínimo. Enquanto isso, Prefeito, seria de bom alvitre que o departamento competente escalasse sempre agentes para controlar os gargalos do trânsito central. Como nunca houve qualquer posicionamento de parte do Secretário responsável, entendi que a população de Bento Gonçalves merece uma resposta, uma posição do Chefe dele. A menos que não só a imprensa seja “apenas um detalhe”. A população também. E não é a mim que as explicações devem ser dadas. É para a população. Abraço, Prefeito Pasin! E me queira bem porque estou apenas querendo ajudar.