Durante sua live semanal nas redes sociais, o presidente da República, Jair Bolsonaro, pediu na quinta-feira, 3 de dezembro, que os brasileiros economizem energia elétrica. Segundo o presidente, o baixo nível de água nos reservatórios de usinas hidrelétricas, provocado pela estiagem, levam o país a uma situação preocupante.

Conforme Bolsonaro, com a utilização de fontes mais caras, como é o caso das usinas termoelétricas, a conta de luz sofrerá elevação e a população é quem vai pagar pelo excesso. Segundo o presidente, a instituição do retorno das bandeiras tarifárias nesta semana, ocorre em razão disso. “Estamos usando energia de fonte mais cara, como termoelétrica, e daí fica bem mais caro pra pagar essa diferença. Por isso que se bota a bandeira a bandeira vermelha a R$ 6 (a cada 100 quilowatts de energia consumida)”, afirma.

Ainda, segundo o chefe do Executivo, qualquer ação de conscientização dos brasileiros já deve ajudar a minimizar a situação no país. Durante a live, ele deu exemplos para economizar energia elétrica. “Já estamos numa campanha para economizar energia. Tenho certeza que você, que está em casa agora, pode apagar uma luz, evitar o desperdício. Tome um banho um pouquinho mais rápido, que ajuda a manter os reservatórios um pouco mais altos”, disse.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que participou da transmissão ao vivo, a situação dos reservatórios é crítica em todo o país e, como resultado, o Governo precisou adotar medidas, como por exemplo, a utilização da geração de energia através das termelétricas. Segundo o ministro, desde 2000 não se via uma situação parecida como a de hoje. “Os reservatórios estão muito baixos, presidente. Dentro dos registros que temos no Ministério de Minas e Energia, desde 2000, não se tem uma seca tão grande nos nossos reservatórios do Sul, e desde 2015, nos [reservatórios] do Centro-Oeste e Sudeste do país. E isso nos levou a adotar medidas, como colocar nossas usinas termelétricas gerando energia”, observa.

Foto: Jair Bolsonaro / Facebook / Reprodução