Afirmação foi publicada em uma rede social do presidente na segunda-feira, 7 de dezembro; Bolsonaro garantiu ainda recursos suficientes para a compra dos imunizantes

A vacina contra o novo coronavírus será disponibilizada para toda a população brasileira de forma gratuita, porém, não obrigatória. A informação foi dada pelo presidente Jair Bolsonaro na segunda-feira, 7 de dezembro, numa publicação em sua conta no Twitter. Conforme o presidente, o imunizante será disponibilizado aos brasileiros a partir de certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Bolsonaro esteve reunido com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para debater sobre a aquisição das doses. Segundo o presidente, os recursos estão garantidos. “Não faltarão recursos para que todos sejam atendidos”, disse.

Ainda não há uma data definida para iniciar a vacinação em massa dos brasileiros. Isso ocorre pois não há certificação de eficácia comprovada do imunizante produzido pela farmacêutica britânica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford e que deverá ser utilizado no país. A vacina de Oxford, como é chamada, será produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

Bolsonaro disse ainda que o governo federal segue em contato com outros laboratórios que estão desenvolvendo outros imunizantes contra o novo coronavírus e que, se aprovados, o país poderá adquirir doses para imunizar os brasileiros.