As chances do concurso da Brigada Militar RS são destinadas a candidatos de níveis técnico e superior, para os postos de soldado e oficial de saúde

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul abriu processo seletivo para a seleção preencherá 190 vagas para o seu quadro de temporários. Do total de ofertas, 145 são destinadas a função de soldado temporário da área de saúde (técnico de enfermagem), sendo 120 vagas para lotação em Porto Alegre e 25 em Santa Maria. Interessados devem possuir curso técnico na área e registro no órgão de classe.

As outras 45 vagas são para o posto de oficial de saúde temporário, sendo distribuídas entre os cargos de enfermeiro em Porto Alegre (22 vagas), enfermeiro em Santa Maria (7) e médico em Porto Alegre nas especialidades de medicina intensiva (4), cardiologia ou clínica médica (4), pronto atendimento/clínica médica ou medicina de emergência (8). As carreiras exigem nível superior e registro no órgão de classe.

As inscrições serão recebidas até o dia 22 de janeiro de 2020, exclusivamente pela internet, através do site da Brigada Militar. Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, nos valores de R$ 85,53 (curso técnico) e R$ 195,02 (nível superior), e efetuar o seu pagamento até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco.

O concurso da Brigada Militar RS será constituído das seguintes etapas: exame de saúde, de caráter eliminatório; exame de aptidão física, eliminatório; avaliação psicológica, eliminatória; prova de títulos, classificatória; e entrevista técnica, classificatória.

Dentre alguns requisitos para a seleção estão: ser brasileiro; possuir ilibada conduta pública e privada; estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; não possuir antecedentes criminais; não estar respondendo a processo criminal; possuir a formação profissional ou técnica de acordo com os itens previstos no edital para a vaga pretendida, bem como o registro no devido conselho regional. Não há limite de idade fixado aos candidatos.

Os dois processos seletivos preveem a contratação pelo prazo de dois anos, podendo haver prorrogação por, no máximo, mais dois anos. Os contratados ficarão vinculados ao Regime Geral da Previdência Social e, no que couber, sujeitam-se às normas aplicáveis aos integrantes da Brigada Militar. A carga-horária semanal de trabalho prevista é de 40 horas.

Foto: Brigada Militar/Divulgação