Formatura

Estive presente na formatura do 3º do ensino médio do Colégio Marista Aparecida, levada a efeito na Space House, beleza de casa noturna, segurança como quesito principal. Na cerimônia, formandos falaram da característica de cada professor, da paraninfa Jaqueline Perozzo, e dos colegas entre os quais estava minha neta Júlia que pretende, por ora, ser odontóloga. Quando me formei em direito foram três horas de suplicio, calor, não podíamos nos mexer no palco. Hoje as coisas são diferentes, é festa, é alegria, é criatividade, é humor. Entre as famílias de formandos presentes estavam os Dalla Líbera, do Silmar, os de Gasperi, do Marcelo, os Bruschi, do Paulo, os Fensterseifer, de Margit, entre outras tantas famílias do nosso meio social. Parabéns Julia, minha neta querida.

Hino Riograndense

Quando Sady Fialho Fagundes foi prefeito de Bento, pela formação militar e cívica, ele impunha que em todas as solenidades fosse tocado o Hino Riograndense, que ele cantava, sozinho porque ninguém sabia, em voz alta e com garbo, como se ele fosse um soldado farroupilha em plena guerra. A comunidade ficava pasma, questionava que hino era aquele, porque era tocado. Fialho foi um precursor, hoje, em estádios, em solenidade, todo mundo canta e com garbo como aconteceu com todos os presentes na formatura do terceirão de Aparecida. A letra nunca foi tão atual como agora, daí termos e garbo de cantá-lo com orgulho, coisa que nenhum estado da federação faz. O Hino Riograndense é o Hino Riograndense, música e letra bonitas e significativas. “Quem quiser saber quem sou, olha para o céu azul e grita junto comigo, viva o Rio Grande do Sul”.

Mérito

Bento Gonçalves é reconhecida por boas práticas de destinos turísticos, lançou em 2012 um aplicativo para smartphones que oferece acesso gratuito e simplificado a informações gerais e turísticas da cidade. Mérito para a então Secretária de Turismo Ivane Fávero, que hoje desempenha as funções de Secretária de Turismo de Garibaldi. Na função pública não basta ser competente, é preciso também ter sido convidado pelo rei posto, o rei morto leva junto com ele também assessores, por mais competentes que sejam. É a política.