Comércio de Bento ainda está tímido para a data; setor acredita no aumento das vendas na sexta-feira, 23 de novembro

Faltando pouco mais de um mês para o Natal, os consumidores tem uma nova promoção à vista. Na sexta-feira, 23 de novembro, ocorre mais uma edição do Black Friday, promoção que promete dar bons descontos, mas que ao mesmo tempo precisa de atenção dos consumidores.
O comércio de Bento Gonçalves ainda está tímido com a data. Poucas vitrines estampam os dizeres do Black Friday. Para o presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Daniel Amadio, a adesão do comércio para a promoção está aumentando e as perspectivas são positivas para 2018. “Os comerciantes vêm demonstrando resultados positivos nas campanhas anteriores. Tanto que nós, do Sindilojas, negociamos com o SEC -BG um acordo específico para a data. Se todos comerciantes apostarem na data, com seriedade, é um período de vendas que tende a crescer”, analisa.
Amadio ainda faz um lembre importante aos lojistas referente a data mundial. “É preciso realizar promoções verdadeiras, com preços e condições facilitadas, caso contrário o comprador poderá perder o interesse pela data ”, destaca.

Para o atendente Philipe Gomes, a perspectiva para a edição deste ano é positiva, mas os descontos ainda não foram informados. “A nossa rede ainda não enviou quais serão as promoções, descontos e os produtos escolhidos. Preliminarmente, trabalhamos com aumento de 30% a 40% em relação ao ano passado. E estaremos com maior divulgação”, conta.
Para a mestranda em Ciências Sociais, Bruna Roberto, a Black Friday é um ótimo momento para compras. “Eu aproveito para adiantar alguns presentes para o uso próprio e para o natal dos familiares em virtude dos descontos, que no meu entender, são mais favoráveis”, relata.
O interesse de Bruna está nos eletrônicos. “Estou atrás de um novo celular e de uma caixa de som portátil. Além deles, sei que meu irmão quer um jogo para videogame, então, estou pesquisando”, adianta.
Já para a empregada doméstica Flávia Barcella, o Black Friday nas lojas físicas é mais confiável que as virtuais. “Ver o produto e comprar direto na loja física me deixa mais segura, ainda mais nesse período. Tenho um pouco de medo de ser passada para trás nessas promoções de longo alcance”, explica.
Ainda segundo Flávia, a procura que está sendo feita é para eletrodomésticos para a casa, entre eles uma nova geladeira. “Estou procurando há algum tempo. Hoje vim para o centro, pesquisei e quando tiver essa promoção vou voltar para ter ideia do desconto”, observa.

Atenção para as fraudes

Uma das grandes preocupações com a Black Friday é referente aos descontos não verdadeiros que às vezes são anunciados por lojas físicas e principalmente da internet. Para que o consumidor evite ser fraudado ou compre produtos sem os descontos anunciados, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, criou o site Proteste com sessão específica para o Black Friday ( https://maisbarato.proteste.org.br/)

A partir desta página, o consumidor pode pesquisar os preços dos mais diversos sites e lojas e os reais descontos que estão sendo dados e assim, encontrar o produto com valor mais barato.
Outro ponto que precisa de atenção dos consumidores é a forma de pagamento. Os produtos à vista podem ser negociados com maior desconto e os parcelados não podem ter juros embutidos no valor final. Caso isso ocorra, o Procon deve ser acionado para verificar a situação.