Seus filhos têm feito birra? Imagino que a maioria responderá que sim – e fiquem tranquilas que são absolutamente normais, pois é a maneira que eles demonstram que já são independentes.Portanto, entre os 2 e os 6 anos, idade em que as crianças aprendem a ser mais autônomas (aprendem a falar, caminhar e começam a ir ao banheiro sozinhas), é quando querem dizer aos pais: eu também posso fazer as coisas e tomar decisões.

Dicas importantes:

1- Quando a birra ocorre, o que fazer: Coloque-se ao lado da criança, suavize a voz, abrace-a e diga com muito carinho que você entende que está irritada. Abaixe-se para estar mais perto dela e mostre-lhe seu carinho.

2- Explicar: Uma vez que você está controlando a situação, explique-lhe por que tem que fazer isso que ela não gosta. Explicar ajuda muito para que ela entenda porque você está agindo de certa maneira.

3- Simpatizar: Logo depois de explicar, começa o processo de simpatizar, em que é preciso dar a entender que a compreendemos porque isso também acontece conosco. Fazendo-se parte do seu incômodo, melhorará sua reação.

4- Oferecer opções: A palavra “ou” é chave nessa situação, porque é a maneira que as crianças entendem que podem escolher. Exemplo: “Você pode escolher arrumar os brinquedos antes de dormir ou amanhã você acorda 5 minutos mais cedo para arrumá-los”.

5- Cumprir com o que disse: Isto é o mais importante. Você deve manter-se firme para cumprir o que combinaram. Se o acordo foi que ela arrumaria os brinquedos no outro dia cedo, você tem que colocar o despertador para acordá-la antes. Assim, saberá que suas decisões também são cumpridas e suas birras têm consequências.