Telefonia pós-paga foi a principal razão das queixas feitas pelos bento-gonçalvenses, durante o ano passado, para a agência nacional que regula a prestação deste tipo de serviço. Operadora Vivo lidera, de longe, o ranking das reclamações

Que as operadoras de telefonia constituem – pelo tipo de serviço prestado – a principal razão de queixas dos usuários todo mundo sabe. Se na tempestade um raio atinge uma torre de transmissão de sinal de celular, por exemplo, logo o usuário diz que a culpa é da empresa com a qual tem contrato. O que é novidade, pelo menos entre a população de Bento Gonçaves, é o alto índice de reclamações feitas pelos usuários do sistema telefônico à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), encarregada da regulação da prestação deste serviço no Brasil.

Enquanto no país o volume de reclamações envolvendo as operadoras do sistema teve crescimento médio de 1,28%, em todo o ano passado, em Bento Gonçalves o aumento foi de 11,13%, nos mesmos 12 meses de 2019. Ou seja, um crescimento mais de dez vezes superior à média nacional envolvendo as operadoras de telecomunicações. A revelação está no relatório anual da própria Anatel, divulgado a partir de pesquisa realizada em todo o território nacional com a intenção de apurar o índice de satisfação dos clientes durante 2019, em relação ao ano anterior.

No total, foram 998 ocorrências referindo-se a problemas na prestação de serviços pelas empresas de telefonia e TV por assinatura que operam no município, no ano passado. Os bento-gonçalvenses foram impiedosos com a operadora Vivo, de telefonia, registrando, ao longo de 2019, um total de 275 queixas junto à Agência Nacional de Telecomunicações. A Claro, em segundo, somou 201 ocorrências.

Pós-paga

Os planos “de conta”, em que os usuários faz o pagamento após e conforme o uso de dados, a chamada telefonia pós-paga, liderou o ranking nos dois anos analisados, com 384 e 514 queixas à Anatel respectivamente em 2018 e 2019. O serviço de TV por assinatura, por outro lado, apresentou queda no descontentamento dos assinantes, de 94 para 85 registros em 2018 e 2019.

FonteSelectra Brasil

Para mais informações:

– Saiba como reclamar contra operadoras

Texto: Silvestre Silva Santos