Descontente com os serviços ofertados, a população recorre ao Procon para sanar dúvidas, resolver problemas e procurar soluções. Em Bento Gonçalves não é diferente, o município tem um significativo número de incidências ao que se refere à telefonia móvel e fixa. Planos de saúde, empréstimos bancários e problemas com lojas que vendem eletroeletrônicos também fazem parte das pautas do dia a dia na sala do Coordenador Maciel Giovanella.

Em tempos em que os brasileiros já demonstraram o quanto são dependentes do celular e da internet, enfrentar problemas com os sistemas de telefonia já se tornou comum entre os milhões de usuários. Na semana em que se comemorou o Dia do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, dados da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça apontaram que a telefonia celular, somando 13,4% dos atendimentos, e a telefonia fixa, 9,5%, foram os assuntos que mais fizeram os brasileiros procurarem os Procons no ano de 2015, em todo o país. No de Bento Gonçalves, que atende mais de mil pessoas por mês, aproximadamente 50% dos impasses são com empresas de telefonia.

Algumas medidas estão sendo tomadas com o Procon da cidade, o do Rio Grande do Sul e os demais municipais para que novas ações sejam postas em prática. “Alguns atos coletivos farão, por exemplo, com que não haja novas vendas de planos e equipamentos, como aconteceu no ano passado, em que algumas empresas ficaram proibidas de comercializar qualquer tipo de produto. Até que sejam resolvidas questões antigas, como falta de atendimento e desinteresse em prestar um auxílio pós venda, tomaremos as devidas providências. Mas é importante comentarmos que temos resolvido 90% dos casos que chegam até aqui”, salienta Giovanella.

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