O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado nesta terça-feira, 24 de março. Em Bento Gonçalves, dados do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde revelam que há uma certa estabilidade na ocorrência de casos da doença, com algumas variações que são esperadas para esse tipo de enfermidade.

O município registra, em média, 34 casos novos a cada ano, que correspondem a uma incidência média de 32,8 casos/100.000 habitantes. Desde o ano de 2010, a doença apresentou um índice ligeiramente menor ao registrado na década anterior (entre 32,6 e 33,8 casos por 100.000 pessoas). Já no Brasil, a média é de 35,4 casos e no Rio Grande do Sul são registrados 42,1 casos em relação ao mesmo dado populacional. A maioria dos pacientes (71,2%) tem a forma pulmonar da doença.

Neste dia 24 de março, tem por objetivo alertar a população sobre a doença, bem como sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento. Em Bento Gonçalves, todas as Unidades Básicas de Saúde têm condições de realizar o diagnóstico da tuberculose e encaminhar os pacientes para o tratamento que é oferecido de forma gratuita e exclusiva no Sistema Único de Saúde (SUS). O acompanhamento e o tratamento de todos os pacientes com diagnóstico de tuberculose é realizado pela equipe do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Resultado deste trabalho pode ser comprovado no número de óbitos, que tem sido de aproximadamente dois casos por ano.

Causas

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os homens costumam ser mais afetados pela doença. Isso se deve ao fato de que reúnem com mais frequência, outros fatores de risco que favorecem à incidência da tuberculose, como por exemplo, alcoolismo, uso de drogas e infecção pelo vírus HIV. Entretanto, o alcoolismo e o uso de drogas têm constituído uma das grandes barreiras para a adesão correta ao tratamento.