A Serra Gaúcha é um dos destinos mais apreciados por turistas que buscam boa gastronomia e paisagens ímpares. Bento Gonçalves, pertencente a essa região, não fica de fora do roteiro dos viajantes.  A cidade, considerada Capital Nacional do Vinho por conter a maior região vinífera de todo país, atrai desde apreciadores de vinho e boa comida até quem busca apenas um local tranquilo e sossegado para relaxar.

Nesta quarta-feira, 8 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Turismo. Em alusão a data, a reportagem visitou os roteiros mais procurados por quem vem de fora para descobrir como está o cenário atual e qual deve ser o futuro do turismo em Bento.

De acordo com o Secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, os investimentos em promoção turística são de aproximadamente R$395 mil por ano. Em 2018, Ferri afirma que o número total de visitantes, entre todas as rotas turísticas e atrativos urbanos, ultrapassou a marca de 1 milhão e meio. “Bento tem recebido novos empreendimentos turísticos, gastronômicos, hoteleiros, mas podemos destacar principalmente em 2019 a volta do evento Fenavinho, a primeira edição do evento do Balonismo na Serra Gaúcha em Bento Gonçalves, a 2° edição da Festa Nacional da Música e por fim a edição do Natal Bento, que irá contagiar a todos mais uma vez”, comenta.

Parisotto também comenta que 32% dos turistas que viajam para Bento, estão visitando a cidade pela 2°, 3° ou 4° vez.O futuro do turismo em Bento Gonçalves é brilhante, com todo trabalho e ações que estão sendo realizadas hoje. Temos certeza que estaremos criando uma boa base para os próximos anos, fazendo com que o turismo cresça ainda mais”, finaliza.

O cenário do Caminhos de Pedra

Maristela Pastorello, proprietária da Casa do Tomate e Presidente da Associação do Caminhos de Pedra, conta que observa a cada ano um crescimento de 15%. “O cenário está cada vez melhor. Ano passado tivemos 110 mil turistas no ano todo. Esse ano esperamos aumento de 20%, porque tem novos empreendimentos, novos atrativos e aqueles empreendimentos que já estão aqui estão ampliando as atividades, então esperamos que venham muito mais turistas”, projeta.

Maristela Pastorello, proprietária da Casa do Tomate

De acordo com Maristela, cada vez mais tem surgido novos empreendimentos no local. “Ainda se pode dizer que o turismo é o setor que mais se desenvolve diante de toda crise brasileira. É o setor que tem mais segurança”, afirma.

Silverio Salvati, proprietário da vinícola Salvati e Sirena acredita que ainda tem muito potencial para ser explorado no local. “Caminho de Pedras está absorvendo o público do turismo religioso que é Caravaggio, então tem que fazer um trabalho mais árduo, buscando o turismo religioso e trazê-lo aqui, porque Caravaggio também é Caminho de Pedras”, comenta.

Silverio Salvati, proprietário da vinícola Salvati e Sirena

De acordo com Salvati, no local estão começando a instalar pousadas, hotéis, e restaurantes. “A vinícola está aberta há 16 anos, no inicio foi com muita dificuldade, pouca gente, mas hoje o Caminho de Pedras demanda mais casas. Se tiver mais vinícola não me importo, desde que seja um produto idôneo, correto, voltado para a história, como nós”, declara.

Glenda Casagrande Milan, 26 anos, moradora do Espírito Santo, está em Bento Gonçalves pela segunda vez. “Das cidades que a gente conheceu na Serra Gaúcha, Bento é nossa cidade preferida e dessa vez a gente voltou com a família toda. Aqui tem opção pra todos os gostos, bolsos, idades e dias. É uma cidade bonita, bem cuidada, bem estruturada e pronta pra receber os turistas”, afirma.

Jaqueline Ferrari, vice-presidente do Caminho de Pedras e proprietária da Casa de Erva Mate Ferrari, conta que o único empecilho do local era a estrada de terra, que já foi asfaltada. “Nós começamos em uma época boa e cada vez foi melhorando, no início o turismo era muito em massa, de ônibus e depois foi mudando para particular, mas relativamente o turismo vem crescendo. Teve uma baixa no inicio do ano, por conta do calor, mas agora está voltando ao normal”, observa.

O cenário no Vale dos Vinhedos

Uma das pioneiras no Vale dos Vinhedos, Fernanda Brandelli de Caravalho, proprietária do Artesanato Nona Francesca, acredita que o futuro do turismo tende a melhorar cada vez mais. “Vem muita gente de fora e que realmente gosta daqui. É impressionante, os turistas ficam maravilhados, como se aqui fosse a 8° maravilha do mundo. Eles têm paixão por esse lugar, ficam fascinados pela nossa cultura, paisagem, limpeza, organização”, conta.

Fernanda Brandelli de Caravalho, proprietária do Artesanato Nona Francesca

Rafael Roso, proprietário e administrador do Engenho do Vale, que existe há dez anos, conta que durante a crise financeira que o Brasil enfrentou foi possível notar uma redução, embora muito pequena, do número de turistas. “Uma leve queda, mas de uns três anos para cá, já está normalizando. Parece que a crise não afetou muito o turismo. As pessoas deixam de comprar carro, casa, mas não deixam de sair, comer, se divertir”, acredita.

De acordo com Roso, acredita que o futuro vai do turismo é prospero. “O Vale dos Vinhedos é o primeiro destino dos turistas de Bento Gonçalves. Pessoas que passam por aqui, que vem visitar, tirar fotos, comprar vinhos, almoçar, em um domingo com data especial chegam a mil pessoas. Em um final de semana normal, em torno de mil pessoas entre os dois dias”, afirma.

Engenho do Vale. Crédito foto: Bruna Michelon

Roso também relata 7% dos turistas são estrangeiros vindos da Europa, Alemanha, Itália e Estados Unidos. “Mas o grande público ainda é de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, sudeste do Brasil vem bastante gente”, comenta.