Neste domingo, 8, é comemorado o Dia Nacional do Turismo. Visitantes contam percepções de suas passagens pela Capital Brasileira do Vinho

Neste domingo, 8 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Turismo, data que tem a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo entre os brasileiros, conscientizando a população das diversas belezas naturais e culturais que formam o Brasil.

Nesse cenário, que Bento Gonçalves é reconhecida pelos seus atrativos turísticos, isso não há dúvidas. De várias formas e nuances, a Capital Brasileira do Vinho é destaque no panorama do turismo nacional e atrai milhões de visitantes anualmente. Somente no primeiro trimestre deste ano, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, mais de 250 mil pessoas já passaram pelo município.

Além da boa gastronomia, da premiada produção vitivinícola e das paisagens que a cidade proporciona, um dos aspectos mais marcantes da cidade é a hospitalidade. Prova disso é que Bento Gonçalves foi eleito um dos destinos mais acolhedores da Região Sul, na edição de 2022 da Traveller Review Awards, da plataforma de viagens Booking.com. A premiação anual se baseia em mais de 232 milhões de avaliações verificadas de viajantes reais. Dentre os municípios gaúchos, Bento ficou na primeira posição, seguido de Cambará do Sul e São Francisco de Paula.

“A palavra que descreve minha experiência em Bento Gonçalves é: incrível”

Os turistas que escolhem o município como destino de suas viagens são de várias cidades, estados e países. Gleciani Alberton Tripode reside em Uberlândia, Minas Gerais, e conta que veio para a Serra Gaúcha, juntamente com seu marido e filho. Por indicação de sua agência de viagens, decidiu conhecer Bento Gonçalves. “O que acabou nos surpreendendo e se tornando o ponto alto do nosso roteiro. Fomos recepcionados pelas formosas hortênsias na entrada da cidade. A hospedagem na rota do vinho foi excelente, tanto pela qualidade das acomodações como pela vivência em uma propriedade rodeada por parreiras”, relata.

Ela conta que o casal pretende retornar para visitar outros locais que não tiveram tempo de conhecer. “Visitamos vinícolas, onde pudemos observar de perto o quanto este segmento tem se fortalecido. Notamos que muito tem sido investido em qualidade e tecnologia para tornar o vinho brasileiro competitivo na América do Sul e em todo o mundo. Tivemos uma feliz imersão nesse universo”, relembra.

Gleciani Tripode, juntamente com seu marido Murilo e o filho Afonso, em um dos pontos mais representativos da cidade: a Pipa Pórtico

A mineira menciona que o passeio de Maria Fumaça, com visita à Epopeia Italiana, foi um dos pontos altos da viagem. “Estará para sempre guardado na memória, foi uma tarde de volta ao tempo, de ver de perto com riqueza de detalhes os caminhos feitos pelos imigrantes, pelos nossos antepassados. Tudo muito organizado. Super recomendo para quem for a Bento pela primeira vez”, salienta.

Com relação à estrutura da cidade, Gleciani observa que se sentiu bem recebida. “Não tenho nada a reclamar. Várias opções de restaurantes, farmácias, hotéis. Os pontos turísticos bem sinalizados. Fomos muito bem recebidos e orientados durante nossa estada na cidade. Ficamos maravilhados com as paisagens, as flores, as parreiras. A culinária típica é maravilhosa, muito diferente das comidas mineiras. A palavra que descreve a minha experiência em Bento Gonçalves é incrível”, elogia.

Além dos vinhos, uma boa infraestrutura

A gaúcha Mariana Pedrozo da Silva, 28 anos, nasceu em Santa Maria, mas reside em Florianópolis, em Santa Catariana. Em dezembro de 2020, decidiu visitar a Capital do Vinho. “Sempre tive curiosidade de conhecer Bento, no entanto, tenho duas amigas que moram na cidade. Então, pude unir o útil ao agradável. Mesmo sendo gaúcha, eu não conhecia a Serra [Gaúcha]”, descreve.

Sua passagem pela cidade foi durante um final de semana, onde conheceu diversas vinícolas. “Uma mais linda que a outra”, enaltece. Ela ressalta que a cidade lhe encantou por seus atrativos e por outros aspectos. “Moro em ‘Floripa’ há três anos. Ambas as cidades são bem diferentes uma da outra. Bento tem a questão de as pessoas receberem muito bem o turista, a organização da cidade também é diferente. Em Florianópolis o trânsito é agitado todo tempo, parado mesmo. Já em Bento não, é bem mais calmo. A cidade me encantou por sua beleza, mas também pela educação da população: eles param na faixa de segurança para a gente passar”, salienta.

Mariana Pedrozo da Silva conhecendo uma das vinícolas de Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos

Mariana também acrescenta, com relação à infraestrutura da cidade. “Bento é uma cidade muito limpa, não vi sujeira no chão, diferente de outros municípios, inclusive ‘Floripa’ e da minha cidade natal (Santa Maria). Em relação à segurança, me senti bem à vontade para andar e visitar os lugares, sem o medo que existe em cidades maiores, por exemplo”, completa.

Sobre o clima, ela conta que passou por algo inusitado. “Visitei Bento em dezembro, achei que iria pegar um calorão. Mas não, bem na data fez muito frio e com chuva, mesmo assim não deixamos de aproveitar, fomos nos lugares conhecer igual (risos)”, finaliza.

Fotos: Arquivo Pessoal