Município comemora nesta quarta-feira, 11, aniversário de emancipação política e administrativa

Uma cidade que há mais de 13 décadas se desenvolve, impulsionada pela força de diferentes economias e pela pujança de seu povo. Assim é Bento Gonçalves, que é conhecida como a ‘Capital Brasileira da Uva e do Vinho’, sendo um importante polo vitivinícola, moveleiro e enoturístico. Nesta quarta-feira, 11, a cidade celebra seus 133 anos de emancipação política e administrativa, com motivos para comemorar.
Para celebrar a data está programado o evento de aniversário, que contará com uma apresentação especial da Esquadrilha da Fumaça, às 16h, na Fundaparque, com entrada gratuita. Em caso de chuva a apresentação será cancelada. Além disso, a partir das 18h30min, será realizada a cerimônia, da Via Del Vino, com a apresentação do Coral da Fundação Casa das Artes e a banda Beatles no Acordeon.

Com mais de 120 mil habitantes, muitos deles vindos de outras regiões do estado e do país, o município se consolida e se fortalece por meio de muitas mãos. Os moradores pontuam o que mais gostam da cidade.

Ponto facultativo

A prefeitura de Bento Gonçalves não terá expediente na quinta-feira, 12, feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, e na sexta-feira, 13, já que foi decretado ponto facultativo. A informação foi divulgada pela administração nesta terça-feira, 10. De acordo com a nota, a prorrogação de folga já foi compensada pelos servidores beneficiados.

De acordo com a prefeitura, nos dois dias, permanecem somente os serviços essenciais como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, Pronto Atendimento (PA) Zona Norte, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Civil Municipal (GCM) e Departamento Municipal de Trânsito (DMT).

Ainda, conforme as informações, divulgadas, no dia 12, será realizada somente a coleta de resíduos orgânicos. Na sexta-feira, 13, a coleta ocorre normalmente.

História

Em 1875 inicia a imigração italiana na Encosta Superior do Nordeste, originando as Colônias de Dona Isabel (hoje Bento Gonçalves), Conde D’Eu (hoje Garibaldi) e Nova Palmira (hoje Caxias do Sul).

A Colônia Dona Isabel (Bento Gonçalves), criada em 1870, já era conhecida como Região da Cruzinha, devido a uma cruz rústica, cravada sobre a sepultura de um possível tropeiro ou traçador de lotes coloniais. Era época do escambo, da troca de mercadoria por mercadoria. A Colônia Dona Isabel sediava um pequeno comércio no qual os tropeiros faziam paradas para descanso.

Em 24 de dezembro de 1875, os núcleos do Planalto começaram a receber novos imigrantes. Em março de 1876, o Presidente do Estado José Antonio de Azevedo Castro anunciava a existência de 348 lotes medidos e demarcados e uma população de 790 pessoas, sendo 729 italianos. Simultaneamente pioneiros oriundos do Tirol Austríaco e Vêneto chegaram à esplanada onde hoje está situada a Igreja Matriz Cristo Rei.

O desmembramento da Colônia Dona Isabel do município de Montenegro foi oficializado pelo ‘Acto’ 474, de 11 de outubro de 1890, assinado por Cândido Costa, que constituiu o município de Bento Gonçalves. O nome foi dado em homenagem ao general Bento Gonçalves da Silva, chefe da Revolução Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul de 1835 a 1845.

Depoimentos de quem faz e vive Bento Gonçalves

“Sou natural de Rodeio Bonito e resido em Bento Gonçalves há 20 anos. Sempre fui muito aventureira, então, vim para cá, gostei muito da cidade e continuo aqui até hoje. Considero que é um local limpo e organizado. Gosto muito daqui”.

Mariley Souza

“Vivo em Bento desde que nasci. Até me aventurei em outra cidade, por uns dois ou três anos, mas acabei retornando para cá. Além de ter minhas raízes aqui, acredito que o ambiente da cidade faz com que a gente queira ficar, pois é muito acolhedor. Por aqui, as pessoas conseguem emprego e, por isso, acredito que tenha muito essa questão de acolhimento”.

Daniela Dobrovonski

“Sou natural de Cotiporã e fazem mais de 40 anos que moro aqui. Gosto dessa cidade, pois é muito bonita e acolhedora. Além disso, tem muitas oportunidades de emprego e acredito que seja por isso que as pessoas procuram Bento para viver”.

Maria Pizetti Frizon

“Sou natural de Bento, sempre morei aqui. Amo meu município, a Via Del Vino, adoro tudo e gosto de curtir bons momentos, prestigiando as coisas que acontecem na cidade. Para mim, tudo está ótimo e não tenho queixas”.

Sirlei Miolo

Fotos: Lucas Beltran