Análise leva em consideração as últimas 24h de registro, com base em estações do Instituto Nacional de Meteorologia

Com a aproximação do ciclone Yakecan da costa Leste do Rio Grande do Sul, alguns eventos climáticos fora do comum para maio foram registrados. Um deles foi a forte ventania, na qual cinco cidades da Serra Gaúcha lideraram as estatísticas quanto as rajadas de vento no estado. Em Bento Gonçalves, os ventos ultrapassaram os 50 km/h.

Os dados são de uma recente análise da meteorologia da Marinha, que utiliza como base as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). São José dos Ausentes liderou a lista do estado com ventos que chegaram a 95,8 km/h, o que representa também a segunda cidade do país com rajadas mais fortes. Vacaria ficou em segundo no RS, com ventos de 85 km/h. Apesar do fenômeno, não há registro de estragos e contratempos nessas duas cidades.

Para fechar a lista das cinco cidades com maiores ventanias no estado, a sequência segue com Cambará do Sul, Canela e fecha com Bento Gonçalves. Em Cambará, as rajadas de vento chegaram a 71,3 km/h, enquanto em Canela o registrou ficou em 63,4 km/h. Na Capital Nacional do Vinho as rajadas chegaram a 58,3 km/h.