Atualmente o município recicla quase 30% dos resíduos recolhidos

O Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana 2023 (ISLU) destacou Bento Gonçalves em 1º lugar no Estado, como o município gaúcho com melhor serviço de limpeza urbana, índice de 0,792. O estudo foi realizado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), que promoveu o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana- Edição 2023.  

Essa é a oitava edição do Índice de ISLU, que avalia, anualmente, os municípios com base em critérios como impacto ambiental e engajamento da sociedade na destinação do lixo. Um dos fatores que fazem com que Bento esteja entre os mais limpos do Estado está relacionado ao trabalho de separação dos resíduos. No município existem seis tipos de coleta: reciclável, orgânico, vidro, móveis, entulhos e resíduos especiais.

Os contêineres e os caminhões de coleta são divididos por cores, as quais indicam o tipo de lixo a ser depositado. Os caminhões de resíduos recicláveis são identificados como “coleta seletiva”, os de orgânicos com paisagens turísticas da cidade, os de vidro possuem a caçamba na cor azul e os de móveis são vermelhos.

O município conta também com o recolhimento de entulhos, como eletrodomésticos de linha branca, e resíduos especiais, como eletrônicos, pneus e medicamentos. Os materiais são entregues na secretaria, Unidades Básicas de Saúde ou em empresas especializadas que fazem também a destinação correta desse tipo de material.

Município tem 29,10% dos resíduos reciclados

O vice-prefeito e secretário interino de Meio Ambiente Amarildo Lucatelli, destaca que o trabalho realizado pelas equipes são fundamentais para qualificar o município como um dos melhores no quesito limpeza urbana. “Esses dados representam um trabalho da Secretaria através das equipes da limpeza urbana e setor de educação ambiental, que percorre todos os bairros do município, sensibilizando os moradores da importância da correta separação do lixo. É um índice muito importante, que reforça que está sendo feito um grande trabalho em prol de uma cidade cada vez mais limpa”.

Conforme dados da Secretaria são coletadas diariamente uma média de 39 toneladas de resíduos recicláveis, que são destinados a associação dos recicladores, que realizam a triagem diária do material, destes, sendo 29,10% recicláveis. Além disso, diariamente são recolhidos 110 toneladas de resíduos orgânicos. 

Sobre o ISLU

O estudo tem como objetivo suprir a falta de informações sobre a coleta de resíduos nas cidades brasileiras e mapear o cumprimento das recomendações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O ISLU criou um índice para avaliar a limpeza urbana nos municípios e o grau de cumprimento das normas estabelecidas pelo PNRS, com uma pontuação que varia de zero a um.

Para chegar aos resultados do ISLU, quatro aspectos são levados em consideração: Engajamento do Município (população atendida e população total); Sustentabilidade Financeira (arrecadação específica menos despesa do serviço sobre a despesa total do município); Recuperação dos Recursos Coletados (material reciclável recuperado sobre total coletado); e, por fim, Impacto Ambiental (quantidade destinada incorretamente sobre a população atendida).

Sobre a ABREMA

A Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA) foi fundada a partir da fusão das três principais entidades setoriais nacionais na área de gestão de resíduos: o Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e a Associação Brasileira de Empresas Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre).

Foto: José Martim Estefanon