Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, fala
sobre o primeiro ano de gestão e as projeções para o novo período

O ano que passou foi de muitos desafios, principalmente devido a pandemia do coronavírus. Entretanto, com a chegada da vacinação e os protocolos de saúde apresentados no decorrer de 2021, muitas ações puderam ser realizadas e terão continuidade em 2022. Isso é o que projeta o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, elencando a importância de fazer o simples com excelência, centrando em melhorar cada vez mais em todos os segmentos da cadeia produtiva. Para este novo período, o foco da administração é manter o que está sendo feito, além de novas obras, e melhoria de serviços na saúde e educação, principalmente.

O que merece destaque no ano que passou?

O ponto que marca muito aqui é fazer o simples com excelência. Precisamos fazer o básico bem feito e isso engloba todas as secretarias, não é algo de um setor só. O simples com excelência é atender bem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ter medicamentos, conseguir um exame, resolver o problema do cidadão. Nas ruas ter uma limpeza adequada, conseguir pintar os meios-fios, trocar a lâmpada. O cidadão está trabalhando no dia a dia, vivendo sua vida e precisamos dar essa resposta, fazendo o básico com qualidade. Não querendo comparar com outros municípios do estado, mas estamos num patamar acima da média, então, temos que focar nisso para melhorar cada vez mais. Quando conseguimos provar que fazemos o básico bem feito, demonstramos que podemos avançar em problemas mais complexos. Essa é a visão geral que tenho nesse um ano de gestão.

Ações ao longo de 2021

Uma grande ação que vejo que aconteceu foi a gestão da pandemia. Ela não foi uma obra em si, mas foi um serviço muito complexo, que requisitou uma mão de obra muito especializada, precisou de treinamento em um curto espaço de tempo, uma logística muito grande, uma comunicação muito efetiva com toda a população. Tivemos dificuldade, obviamente, mas também resultados muito positivos. Conseguimos manter o atendimento, não tivemos um colapso no sistema de saúde, atendemos todos os pacientes, tendo medicamento, oxigênio e leito de internação para todos os cidadãos de Bento Gonçalves. Demonstramos ter know how para fazer isso, o que é importante. Apesar de todas as dificuldades, acho que essa foi uma grande vitória de todos, uma superação.

Ainda se tratando de saúde, temos o Complexo Hospitalar, que não é só questão de internação, mas envolve vários setores, como bloco cirúrgico, interligação da UPA com o bloco, também toda reforma do antigo Galassi, que é uma estrutura que foi muito usada, que é utilizada até hoje e precisamos renovar. É um investimento muito forte que estamos fazendo e que vai dar um salto de qualidade na saúde pública de Bento. Precisamos resolver alguns gargalos que a gente tem e esse é um deles. Para sermos efetivos, temos que ter um problema real, diagnosticar bem e resolver. Precisamos ter um hospital público. Um dos gargalos hoje são as cirurgias eletivas, portanto, precisamos agilizar e ter uma ação própria da Prefeitura para resolver esse problema, e o complexo hospitalar vai dar uma condição institucional para podermos fazer isso.

Na questão de obras, acho que estamos numa linha muito forte no interior. Precisamos ter estradas com qualidade, fortalecer o agricultor, dando horas máquinas para trabalhar, condições de britagem nas estradas, fazendo obra de asfaltamento. Nesse caso, cito uma muito importante que é o início do asfalto de Faria Lemos até o Vale dos Vinhedos, passando pelo Vale Aurora. Considero essa a obra mais importante do interior hoje, não só de Bento, mas de toda a Serra Gaúcha. É ela que vai fazer uma ligação direta de dois distritos, passando pela região que é a maior produtora de uva do Brasil e que vai ser mais um roteiro turístico que a gente vai começar a consolidar nos próximos anos. É algo realmente muito importante a se fazer.

Continuidade em 2022

São várias situações iniciadas em 2021 e que serão continuadas em 2022. Mas tem uma interessante que são os mutirões aos sábados. Mudamos um pouco a forma do serviço de zeladoria do município, com uma evolução de planejamento. Então, iniciamos as atividades no sábado de manhã, onde agregamos todas as secretarias, colocamos todo mundo em um bairro, onde fazemos todos os serviços necessários, como capina, roçada, pintura de brinquedos nas praças, troca de lâmpadas, entre outros aspectos. Colocamos em torno de 100 pessoas para fazer o trabalho em um turno. Durante a semana, continuamos o serviço nessa localidade, não saímos de um bairro até terminar tudo o que precisa ser feito lá. Acaba sendo uma mudança de postura na zeladoria, novamente o simples sendo feito com excelência. O cidadão chega do trabalho, vê que a lâmpada foi trocada, que na frente da casa dele o calçamento está consertado, que o meio-fio foi pintado, aquele exemplo para ele entender que todo mundo em todos os bairros faz parte da cidade.

O feedback do cidadão foi muito positivo. Antes de iniciarmos o trabalho, fazemos um pente fino para saber o que é necessário. Entretanto, o munícipe também participa, pois é ele quem nos informa, muitas vezes, onde estão os problemas, conta situações que a gente acaba não diagnosticando antes. Já evoluímos muito nesse serviço, descobrimos o que dá certo e o que não dá, e vamos continuar em 2022.

Pandemia

Ainda será momento de muita cautela. Agora, estamos com uma nova variante que está começando no Brasil, precisamos entender a quantidade de internações que vamos ter. Sabemos que o vírus é mais agressivo, mais contagioso, mas a letalidade dele e o impacto que tem no número de internações ainda não é igual às variantes que tínhamos antes. A vacinação teve um efeito extremamente positivo, deu resultado, os dados mostram que teve uma queda brusca nas internações depois que iniciou a imunização. E devemos continuar com as ações de conscientização da vacinação, do reforço, de testagem.

Agora, é momento de fazermos uma análise e monitoramento. Volta uma força tarefa de monitoramento onde não é mais aquele dado só de informação, agora é de informação e análise crítica do que está acontecendo, não está mais sendo tratado friamente. Já estamos vendo atestados dentro da Prefeitura, atestados na indústria, esses dados agora vamos começar a analisar e ver qual vai ser o impacto principalmente no setor de internações, que é o que mais preocupa. Enquanto conseguirmos absorver esses atendimentos e não impactar o sistema hospitalar a gente consegue tocar da mesma maneira.

Projeções

Para este novo ano, estamos prevendo muita obra, melhoria de serviços na saúde e na educação, principalmente. Vamos fazer uma força tarefa nestes dois segmentos. Na educação, por exemplo, vamos padronizar o ensino, com material didático para todo o aluno. Vai ser um investimento muito expressivo da Prefeitura. Vamos aumentar a autonomia financeira das escolas, então descentraliza o recurso. As instituições de ensino vão ter uma capacidade maior de investimento direto, pois são os integrantes destes espaços que têm uma visão melhor, sabem do que precisam. Na saúde, vamos ter a nova unidade para a população da Zona Norte, a própria farmácia do Galassi, que já está na fase final, vai estar pronta em 2022 e vamos ampliar os atendimentos dentro do nosso complexo hospitalar.
Teremos a obra da Via Gastronômica, muitas obras de asfaltamento, o segundo trecho, de 7,7km, de Faria Lemos ao Vale dos Vinhedos. O túnel também vai ficar pronto no primeiro semestre. Serão investimentos que vão dar um impacto no dia a dia do cidadão.

Turismo

No setor turístico, quando as pessoas pensam no Natal, pensam no Natal Luz de Gramado. Quando pensamos em Oktoberfest, em Blumenau ou Santa Cruz do Sul. Quando pensamos em Vindima, tem que ser Bento. Vamos fazer um investimento pesado para sermos reconhecidos como a cidade da Vindima. Estamos fazendo rodadas de conversas com diversos setores, porque temos que fazer a cidade respirar vindima, e não só no interior. E o primeiro passo é essa festa, esse evento público, gratuito, para todos os cidadãos, ressaltando que serão respeitados os protocolos de segurança vigentes da Covid-19. Para que essa festa seja possível, precisamos de parcerias. Estamos conversando com o Sindilojas e o SEC-BG para alinhar algumas coisas. Estamos investindo na principal rua da cidade e queremos que o comércio esteja aberto.

Incentivos

Criamos uma lei de incentivo às espaldeiras, que é muito interessante. Esse projeto de lei que iniciou lá atrás, é para incentivar o agricultor que está mais preparado para fazer uma transferência daquela uva tradicional, para uma uva de espaldeira de alta qualidade, para buscar um vinho de alta qualidade. Então, a Prefeitura vai incentivar com um número bem maior de horas máquinas, e também com incentivo na aquisição das mudas. A Emater vai fazer um projeto técnico com o agricultor, já vai saber que a cantina tal vai comprar a uva dele, ou terá a própria cantina, mas é para focarmos muito nesse vinho de alta qualidade, que traz o turista. Isso é o que nos diferencia. Temos que ser referência.

Economia

Com a pandemia, tivemos um impacto negativo na economia em alguns setores. O de eventos foi o que mais sofreu, isso é inegável. Algumas empresar fecharam, pessoas ficaram desempregadas, empresários que quebraram porque não conseguiram se manter. Realmente foi negativo para alguns segmentos. Porém, alguns ramos tiveram crescimento muito maior, como o setor moveleiro. Venderam muito mais, conseguiram se reinventar a tempo, conseguiram ampliar a venda. O turismo acabou reaquecendo agora no final do ano e voltando um pouco à realidade, tendo um impacto positivo, pois durante a pandemia, ficou algum tempo fechado.

Para este ano, sou otimista. Acho que a economia vai aquecer bastante. Estamos num período de reaquecimento ainda. Acho que 2022 será um ano fantástico para todo mundo. Será um ano de estabilização e de crescimento. Temos muito o que esperar desse período. A história demonstra que depois de uma crise temos um crescimento bem rápido, e agora não será diferente.