Bento Gonçalves celebra 129 anos de emancipação política e administrativa nesta sexta-feira, 11. Para comemorar a data, a partir das 17h30min, na Via Del Vino, ocorre uma programação com shows musicais, celebração ecumênica e entrega de bolo à comunidade.

Durante o evento, a banda Farina Brothers apresenta os clássicos da música internacional, além disso a celebração ainda conta com Beto Malheiros, acompanhado por Tobias Bergamin Kemerich e o Grupo Cavatappi.

Até o final do mês, estão previstas até o fim do mês mais eventos e atividades que marcarão os 129 anos.

A história de Bento Gonçalves

Em 1875 inicia a imigração italiana na Encosta Superior do Nordeste, originando as Colônias de Dona Isabel (hoje Bento Gonçalves), Conde D` Eu (hoje Garibaldi) e Nova Palmira (hoje Caxias do Sul).

Acervo: Museu do Imigrante

A Colônia Dona Isabel (Bento Gonçalves), criada em 1870, já era conhecida como Região da Cruzinha, devido a uma cruz rústica, cravada sobre a sepultura de um possível tropeiro ou traçador de lotes coloniais. Era época do escambo, da troca de mercadoria por mercadoria. A Colônia Dona Isabel sediava um pequeno comércio no qual os tropeiros faziam paradas para descanso.

Em 24 de dezembro de 1875, os núcleos do Planalto começaram a receber novos imigrantes. Em março de 1876, o Presidente do Estado José Antonio de Azevedo Castro anunciava a existência de 348 lotes medidos e demarcados e uma população de 790 pessoas, sendo 729 italianos. Simultaneamente pioneiros oriundos do Tirol Austríaco e Vêneto chegaram à esplanada onde hoje está situada a Igreja Matriz Cristo Rei.

Criação do município

O desmembramento da Colônia Dona Isabel do município de Montenegro, foi oficializado pelo ‘Acto’ 474, de 11 de outubro de 1890, assinado por Cândido Costa, que constituiu o município de Bento Gonçalves. O nome foi dado em homenagem ao general Bento Gonçalves da Silva, chefe da Revolução Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul de 1835 a 1845.

Início do desenvolvimento

Bento Gonçalves deu seu primeiro impulso de progresso com a vinda da agência do Banco Nacional do Comércio e Banco de Pelotas. Entre os anos de 1919 e 1927 ocorre a instalação da luz elétrica, da estação transformadora e da rede de distribuição. É também inaugurado o Hospital Dr. Bartholomeu Tacchini.

Em 1950 a população era de 22.600 habitantes. As principais atividades econômicas eram as do setor agrícola. Contudo, começaram a surgir várias indústrias, como de acordeões, laticínios, móveis, curtume, fábrica de sulfato e vinícolas.

Projeção nacional

Em 1967, Bento Gonçalves passa por uma grande transformação, considerada um marco histórico. Com a colaboração de dinâmicas lideranças e a ajuda de toda a comunidade, surge a 1ª Fenavinho, a Festa Nacional do Vinho. A  Fenavinho traz ao município pela primeira vez um Presidente da República, o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. A cidade passa por uma grande transformação, o principal produto e a força da economia de Bento Gonçalves foram divulgados em todo o Brasil, tornando a cidade conhecida nacional e internacionalmente. O município descobre a sua vocação para o turismo de negócios e começa a sediar eventos de grande porte no Parque de Eventos.

Bento Gonçalves atualmente  

A cidade de  Bento Gonçalves é conhecida como  ‘Capital Brasileira da Uva e do Vinho’ . É reconhecida pela força de sua economia e por ser um importante pólo industrial e turístico do sul do Brasil.  O enoturismo,  o turismo de negócios e eventos, e a diversidade de roteiros turísticos que a cidade oferece, levam o nome de Bento Gonçalves aos quatro cantos do país.

Bento Gonçalves é um polo moveleiro e vitivinícola conhecido nacional e internacionalmente. O polo moveleiro de Bento é a principal força no segmento industrial da cidade. Na área vitivinícola são inúmeros os atrativos turísticos que tornam Bento Gonçalves uma cidade de visita obrigatória da conhecida Região turística ‘Uva e Vinho’ na Serra Gaúcha. 

Bento é atualmente o principal destino enoturístico do país, sendo pioneira no desenvolvimento do enoturismo no Brasil. O Vale dos Vinhedos é o principal destino enoturístico do Brasil e primeira região a obter Denominação de Origem para seus produtos.

No segmento turístico acidade se destaca por suas grandes feiras e eventos, por vários atrativos turísticos, por suas rotas turísticas, e por ter eventos nas quatro estações, permitindo ao visitante ter experiências únicas durante todo o ano.

Fonte: Ascom Prefeitura e Arquivo Histórico Municipal
Foto: Reprodução