Após vencer o desempate da etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional, o jovem Chrystian Paiva se prepara agora para o torneio nacional; caso vença outra vez, representará o Brasil no mundial que ocorre na China, em 2021

Conhecimento técnico e gastronômico, meticulosidade, compostura e, como não poderia deixar de ser, muito carisma. Essas são algumas das características que permeiam o trabalho de um garçom profissional e, por conseguinte, a base do treinamento intensivo que levou o bento-gonçalvense, Chrystian Paiva, 20 anos, a ser reconhecido no dia 6 de março, como o melhor do estado em sua área de atuação. O título veio após a disputa do desempate da etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional, na Ocupação Serviços de Restaurante, contra o porto-alegrense Richard Bertolino, 17 anos.

Formado como garçom profissional em 2017, o jovem, que seguiu trabalhando e se aperfeiçoando na área em restaurantes e hotéis da região, foi convidado pela instituição para participar da etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional, na Ocupação Serviços de Restaurante, em setembro de 2019. Após obter a segunda colocação, ele passou por mais quatro meses de treinamento diário, junto a Bertolino, antes do evento de desempate entre os dois competidores.

Vencedor da disputa, Paiva agora representará o Rio Grande do Sul na competição nacional que ocorrerá esse ano, ainda sem data definida, no Espírito Santo, onde estarão presentes os melhores profissionais do país, em diferentes áreas — ao todo, entre alunos do Senac (de setores do comércio e atendimento) e do Senai (indústria), serão 56 profissões representadas. O melhor em cada uma delas participará do próximo WorldSkills, que ocorre bienalmente, cada vez em um país, com a próxima edição prevista para 2021, na China.

Registro de um dia de treinamento; Richard está na esquerda e Chrystian na direita

Pés no Brasil, olhos na China

Dois anos de trabalho, antes da primeira etapa de competição. Quatro meses estudando oito horas por dia para o desempate. E então, quatro dias de prova, até o coração disparar ao escutar o seu nome ser anunciado pelos jurados como o melhor garçom do estado. “Sempre ficamos um pouco tensos em ser avaliados, mas havia treinado para isso, então não fiquei nervoso no desempate. Mas, na hora que deram o resultado, demorei a assimilar que tinha ganhado. Representar o Rio Grande do Sul é uma grande responsabilidade e mais um desafio”, conta.

Apesar de não esconder a surpresa com que recebeu o anúncio, Paiva, competitivo e seguro de si, está confiante para se tornar o melhor do Brasil e embarcar para a China. Para isso, no entanto, diz estar ciente de que mais do que nunca, terá que treinar duro para representar o país e fazer frente aos melhores do mundo. “Tenho um pouco de técnica para aperfeiçoar, por exemplo, a flambagem. Mas me sinto preparado e adoro competições. Se pudesse participaria mais vezes, mas só tenho essa chance, então o foco é total”, sublinha.

Apesar de estar totalmente centrado na próxima competição e na possibilidade de participar de um evento internacional, apesar da juventude, Paiva já tem certeza dos caminhos que pretende seguir na vida. “Quero me especializar como sommelier, fazer uma graduação em Enologia. E, depois, meu maior sonho é abrir meu próprio restaurante”, adianta.

Carisma que leva longe

Se antes mesmo de ingressar na área, o bom atendimento e o contato humano eram características que Paiva admirava na profissão de garçom. Hoje, segundo seu orientador e avaliador, Felipe Biondo, o jovem valeu-se justamente disso para ser selecionado como o melhor do estado. “As técnicas da prova conseguimos aprimorar, seja por repetição ou metodologias distintas, mas a parte mais complicada de moldar é a postura, a fala, o nervosismo. E a opinião unânime é que o Chrystian tem muito carisma, sabe se expressar, tem boa desenvoltura com os clientes. Em relação a isso, ele já está um passo a frente”, exalta.

Apesar dessa vantagem, Biondo adianta que a preparação para a próxima etapa deve ser ainda mais rígida, uma vez que a competição será contra os melhores de todo o país. “As tarefas que praticaremos agora serão um pouco diferentes e em maior quantidade. Seguiremos treinando tudo que já vimos, mas algumas coisas terão mais detalhes, será um pouco mais polido”, explana. Quanto ao treinamento, conta que o primeiro passo será traçar o perfil psicológico de Paiva com a ajuda de um psicólogo, para que se crie uma nova bateria de ações focadas, sobretudo, nas debilidades do competidor. “Agora começa um novo ciclo focado exclusivamente nele. Ele continuará com as aulas de Inglês e de Dicção e Oratória que teve para o desempate, e, talvez, vamos incluir algo como classes de teatro, por exemplo. Tudo isso, vamos definir agora. Queremos extrair o máximo de seu potencial, para que ele encontre seu limite”, pontua.

Simulação de restaurante na fase de desempate

Presente no último WordSkills, que ocorreu na Rússia em 2019, onde acompanhou uma antiga pupila de Porto Alegre que se classificou para a competição nacional, Biondo não esconde o orgulho que sente em ver mais um de seus aprendizes chegando longe. “É um orgulho sem tamanho, não tem como mensurar. Trabalhamos muito para que eles consigam se desenvolver tanto para a competição quanto para a vida. Então fico muito grato em presenciar essa evolução e ver a diferença que esse projeto faz na vida desses jovens”, finaliza.

“Fico muito orgulhoso de ver aonde esses guris chegaram. Tanto o Richard, que terá um grande futuro, quanto o Chrystian, que certamente dará show na competição nacional”, Felipe Biondo