Último levantamento do isolamento social divulgado pelo estado é referente à semana de 6 a 12 de julho. Região de Bento caiu uma posição em relação à semana anterior passando de 41,2% para 40,7 na média

A região de Caxias do Sul, que inclui Bento Gonçalves para fins de regramento do Distanciamento Controlado do governo do estado como forma de enfrentamento à Covid-19, está na 15ª posição no ranking das 20 regiões em que o Rio Grande do Sul foi dividido para acompanhamento da pandemia e adoção de medidas restritivas à atividade comercial como prevenção ao contágio do coronavírus. Pelos dados divulgados nesta quinta-feira, 16, com base no estudo feito pela empresa Inloco – que mapeia a localização das pessoas por meio dos aplicativos dos celulares – a região que inclui Bento e mais 47 municípios, além de Caxias do Sul, tem um índice médio de isolamento social de 40,7%, acima da média nacional de 40,8% e abaixo da méda do estado, de 44,2%. A região sediada por Pelotas, na Região Sul, tem a melhor média entre os gaúchos, com 46,7%.

Para evitar a propagação do coronavírus, a Organização Municial da Saúde preconiza um índice de isolamento social acima de 50%, e diz que considera como ideal que pelo menos 70% da população permaneça em suas casas como forma de conter a pandemia. Os dados que analisam a região confirmam o que se vê no centro de Bento Gonçalves, especialmente nos dias de semana, quando a circulação das pessoas é praticamente a mesma registrada no período pré-Covid-19. O movimento na Via Del Vino, por exemplo, é intensa, e a circulação de veículos nas ruas do centro chegam a causar pequenos engarrafamentos em horários de pico. Os índices do isolamento social que prega a OMS só são melhores nos finais de semana, quando chegam a 50,1%, que é quando a região sobe para a 8ª colocação no ranking geral do estado.

Movimento de pessoas no centro da cidade tem sido intenso, desrespeitando a regra do isolamento social

Importante

1

A empresa Inloco calcula a taxa de isolamento a partir dos dados coletados de usuários de aplicativos parceiros. São informações de 60 milhões de dispositivos em todo o Brasil, cerca de 1,5 milhão deles só do Rio Grande do Sul, ou aproximadamente 10% da população gaúcha

2

O estudo que aponta o distanciamento a partir dos dados de localização dos telefones celulares mostra apenas um dos aspectos do isolamento social. Isso porque não é possível apurar quantas pessoas estão se deslocando por meio do transporte público, de carro ou a pé, nem mesmo se estas pessoas estão respeitando as orientações para que mantenham distanciamento regular umas das outras ou se estão utilizando máscaras, uma das formas de prevenção à disseminação e contágio do coronavírus.

3

O Rio Grande do Sul adotou medidas de isolamento social antes dos demais estados do Brasil, o que fez com que o índice ficasse acima da média do país no final de março e começo de junho.

4

Ao longo de quase todo mês de maio o isolamento, no Rio Grande do Sul, ficou abaixo do restante do Brasil. Somente nos últimos dias o estado voltou a ter um índice maior, provocado, possivelmente, pela incidência das baixas temperaturas.