A demora no tempo de espera na emissão de alvarás de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI) é uma das principais reclamações de quem precisa da autorização. O 5º Comando Regional de Bombeiros com sede em Caxias do Sul recebeu recentemente o reforço de 10 servidores para um mutirão no processo de concessão do documento. No entanto, a expectativa inicial é que Bento Gonçalves também fosse atendida pela ação, porém ficou para uma segunda etapa que deve ocorrer neste mês e em julho.

O comandante do 2º Subgrupamento de Combate a Incêndio de Bento Gonçalves, capitão Sandro Carlos Gonçalves da Silva, explica que para a solicitação do alvará, a inspeção ocorre em 30 dias, o problema é que a aprovação, onde a espera chega a 150 dias. “A vistoria ocorre normalmente, porém na hora da análise o tempo aumenta”, esclarece. Segundo o capitão, o problema está nos projetos encaminhados antes da nova lei.

O comandante do 5º Comando Regional de Bombeiros, tenente-coronel Cleber Pereira, pondera que no segundo semestre de 2015, foi realizada uma análise e verificado a necessidade de ação para diminuir o tempo de espera na emissão do alvará na região da Serra. “Foi realizada uma mobilização, e identificado que entre os municípios que precisavam desta ação estava Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha. Nesta primeira etapa o trabalho foi concentrado em Caxias, onde o prazo de espera chegava a 208 dias”, pondera. De acordo com o comandante esta primeira ação apresentou resultados satisfatórios.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 8 de junho.