Atualmente no mundo, mais de 1,1 bilhão de pessoas fumam. No Brasil, até o ano passado, 10,8% era fumante. Estes números realmente são preocupantes, principalmente quando o tabagismo está tão ligado às principais causas do câncer. Por conta disso que as primeiras horas da sexta-feira, 20, foi reservada para um café da manhã na sede da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves. O encontro reuniu profissionais da área da saúde e a imprensa local para debater sobre o Dia do Basta, que visa alertar a população sobre os malefícios do tabagismo.

A palestra foi ministrada pelo Pneumologista integrante da Sociedade Brasileira de Pneumologia, Luís Carlos Corrêa da Silva. “Considerando que o Brasil é o líder mundial em exportação do Tabaco, precisamos falar sobre este assunto, principalmente sobre prevenção que vai permitir que tenhamos uma qualidade de vida melhor, evitando diversos tipos de doenças. Apesar de hoje, no Brasil, o tabagismo já estar bem mais controlado, ele continua sendo uma causa de mortalidade muito grande”, afirma da Silva.

Para a presidente da Liga, Maria Lucia Severo, o fator principal a ser tratado sobre o fumo é a prevenção. “Nós fazemos este tipo de ação durante todo ano, mas durante o mês de maio, que antecede a data do Dia Mundial do Combate ao Tabagismo (31), instensificamos as palestras, os encontros com a intenção de fazer um chamamento à comunidade toda que participe, que se engaje neste propósito de apoiar as pessoas que pretendem parar de fumar e que, enfim, divulguem as nossas propostas. Neste mês a gente intensifica também o trabalho nas escolas por ser este o local de melhor abordagem que nós temos, para enviar a iniciação do contato com o cigarro. Fazemos alguma dinâmicas para falarmos sobre as consequencias do tabagismo e por fim, a ligação que a ação de fumar tem com o câncer e como é possível prevenir diversos tipos de doenças”, finaliza Maria Lucia.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário. deste sábado, 21 de maio de 2016