Quem quer ser vice de Pasin?
A cada semana, as rodinhas de conversa sobre política aumentam e os assuntos são diversos. Me divirto e, de certa forma, até provoco os debatedores para emitirem suas opiniões. O questionamento da hora é quem será o vice do prefeito Guilherme Pasin nas eleições do ano que vem.

Muitos querem ser. Vontade não falta para isso. Posso dizer que a ida do ex-prefeito Aido Bertuol para o PSDB pode ter sido um lance estratégico para ele compor uma majoritária PP/PSDB nas urnas. Mas também podemos citar, porque não, o presidente da Câmara, Valdecir Rubbo, que pode mudar de partido e se tornar uma boa opção de aliança ao prefeito.

Os debatedores questionam: e o PMDB? Se as eleições fossem hoje, quase ninguém acreditaria em uma nova dobradinha PP/PMDB. Mas, ainda há muito água para passar por baixo desta ponte. Quem sabe não veremos uma dupla Pasin/Gabardo de novo? Só que em vez do Mário, o César?

Quem será a terceira via?
Nove entre 10 pessoas que eu converso nas ruas diz que a eleição do ano que vem será um tira-teima entre o prefeito Guilherme Pasin e o ex-prefeito Roberto Lunelli. Pode até ser, mas ninguém está apostando na possibilidade de uma terceira via surgir com força no ano que vem.

Isso realmente pode acontecer, se pensarmos que o PDT não abre mão de ter um candidato próprio. Também falam que o PSB vai surgir em Bento formando um blocão e trazendo um novo nome para atrair os votos dos eleitores.

Porém, esta terceira via precisa ter um candidato com muita credibilidade e um projeto muito bem orquestrado, capaz de convencer o povo a migrar o voto. Não se pode esquecer que na última eleição, Lunelli e Pasin juntos somaram mais de 59 mil votos.

Claro que, quatro anos depois, a situação política é outra. Caberá ao eleitor analisar todas as propostas e decidir da forma mais coerente possível.

Celso e Nairo no Esportivo…
Ouvi do vice-presidente Marcelo Vignati, o Palito, que a diretoria do Esportivo procura um técnico com experiência em Divisão de Acesso e capaz de ter o respeito da arbitragem nos jogos dentro de casa. Pois temos em nossa cidade uma dupla que conhece muito bem o futebol da Segundona, os técnicos Celso Freitas e Nairo Pivatto.

Em um momento de reconstrução do time, eles seriam ideais para comandar a casamata do Alviazul. Ambos têm conhecimento de sobra para contratar bons jogadores e poderiam continuar atuando nos cargos públicos que ocupam, recebendo uma complementação financeira para ajudar a reerguer o clube.

Celso subiu vários times e Nairo tem ótimo trânsito com os boleiros do interior. Com certeza, seria uma dupla que daria muito certo no Esportivo. Tenho certeza que os dois têm muita capacidade e não estão ultrapassados como muitos pensam. O problema é que santo de casa não faz milagre.

…mas o técnico deve ser Badico
Infelizmente, poucos da diretoria acreditam que o custo benefício da dupla Celso e Nairo seria suficiente para tornar o Esportivo competitivo. Por isso, o treinador deve ser Badico Costa, técnico com passagens por Inter-SM, Farroupilha e a dupla Ba-Gua, de Bagé.

Respeito o trabalho de Badico e acho que ele até pode dar certo no Esportivo. Mas também acho que a dupla Celso e Nairo, ou até mesmo apenas um deles, não deve nada em termos de conhecimento e resultados para o talvez novo comandante do Alviazul. Se realmente for ele, temos que apoiá-lo e torcer que seu trabalho dê muito certo. E, em caso de tropeços, cobrá-lo para que as coisas melhorem.

Alguns podem achar estranho a minha defesa em torno do nome destes dois treinadores que residem em Bento. Mas é que realmente acredito na possibilidade da dupla conseguir reaproximar o Esportivo de sua comunidade, de atrair mais torcedores e, também, de poder mesclar atletas daqui com jogadores de fora. Eles têm as melhores ferramentas para fazer isso.