A crise
A crise virou desculpa para tudo. Para os empresários, deixarem de investir. Para os empregados não alcançarem os objetivos determinados nas empresas. Cito aqui dois empresários que podem servir de exemplo do contrário.
Adelino Colombo, apesar da idade avançada, afirma: “continuo a investir em minhas empresas e também na mídia. Só investindo consigo manter a crise afastada de minhas lojas”. Olacyr de Moraes, considerado o Rei da Soja, dizia: “eu já nasci com a riqueza, que são a cabeça, os braços e a vontade. Cabeça, para pensar e planejar. Braços, para trabalhar. E vontade, para executar.
Diante destes dois exemplos, meus caros, não usemos desculpas esfarrapadas e das dissimulações para não enfrentar os problemas de frente. Isto vale para a vida, para a família e também para as empresas. É o velho ditado do vendedor de lenços, que todo mundo conhece, mas que poucos aplicam.

Telefonia móvel
As empresas de telefonia móvel seguem liderando o ranking de reclamações do Procon em Bento Gonçalves. Isso não é nenhuma novidade. É preciso uma cobrança por parte da Câmara de Vereadores para que representantes das operadoras expliquem os motivos da péssima qualidade de serviço oferecido em uma cidade tão promissora e turística como a nossa. Se um grupo de turistas inventar de acessar ao mesmo tempo a internet de seu aparelho, não conseguem nem postar uma foto.
Na Via del Vino, por exemplo, ela pega muito mal. Aliás, na área central, as pessoas não conseguem falar direito em seus celulares. Em algumas empresas, o sinal só chega em uma das salas, nas demais não pega. Um verdadeiro absurdo, quando lembrarmos que estamos em 2015. O único investimento que tivemos foram as duas torres instaladas no Distrito de São Pedro. No restante, as operadoras oferecem internet 4G, mas não conseguem garantir nem a velocidade 3G para seus usuários.

Câmeras de videomonitoramento
A sensação de insegurança vem aumentando entre os bento-gonçalvenses, mesmo com todas as operações e o bom trabalho que vem sendo realizado pela Brigada Militar e a Polícia Civil. Com certeza, um dos serviços que poderia ajudar no policiamento são as câmaras de videomonitoramento.
Isso mesmo, caro leitor, poderia. Porque uma fonte confirmou um sério problema envolvendo a utilização deste equipamento. Pelas minhas contas, tínhamos cerca de 30 câmeras na cidade e, queríamos chegar a 50, até com um estudo dos locais de instalação prontos.
O problema é que nem metade das 30 existentes estaria funcionando. O pior de tudo é que não vejo uma mobilização de nossas lideranças políticas e empresariais para a recuperação destes equipamentos. Se com elas a situação já não é das melhores, sem as câmeras fica ainda pior. Alô, Consepro, Câmara de Vereadores, Prefeitura. Não conseguimos recursos para o conserto?

Salvem o Esportivo
O nosso Clube Esportivo completa 96 anos de existência na sexta-feira, 28. Mais do que isso, no mês que vem irá definir o seu novo presidente. Tenho ouvido muitos boatos nos últimos dias e por isso decidi me manifestar em favor do nosso Alviazul.
É preciso que pessoas sérias e realmente comprometidas se apresentem para assumir o comando do clube. o Esportivo precisa voltar aos braços da sua comunidade. Está afastado, isolado e parece que poucos querem abraçar a causa de tirá-lo do fundo do poço. O presidente Luís Oselame é um verdadeiro abnegado, faz de tudo para entregar o mandato com as contas em dia, mas não é mágico e não pode trabalhar sozinho ou com um grupo reduzido.
Falamos sempre que Bento Gonçalves é uma terra formadora de líderes. Pois então, chegou a hora de mostrar quem são os abnegados que irão reerguer o clube. Marcelo Vignatti, o Palito, é considerado a luz no fim do túnel. Mas ele sozinho, também não poderá fazer muita coisa. Quem serão os primeiros a sair do anonimato?