Quando setembro chegar

O mês de setembro promete para o cenário político bento-gonçalvense. Principalmente o final dele. Teremos a eleição para presidente do PMDB, principal partido aliado do prefeito Guilherme Pasin. O resultado do pleito deve definir como será a postura do partido nas negociações para a composição de uma aliança em 2016.

De um lado, o atual presidente César Gabardo, sustentado pela base dos subdiretórios criados nos bairros ao longo dos últimos três anos. Do outro, políticos de renome, como os ex-prefeitos Alcindo Gabrieli e Aido Bertuol, além do deputado estadual Alexandre Postal.

Por enquanto a tranquilidade reina no partido, porém a movimentação nos bastidores é intensa. Há poucas chances de um consenso entre as duas alas, o que leva a decisão para o voto. Apesar do bom relacionamento entre PP e PMDB, esta eleição definirá de que forma as siglas seguirão no ano que vem.

Quando setembro chegar II

No mês de setembro, também deve ser concluída a tão falada reforma da política brasileira. Pelo menos sete vereadores da atual legislatura aguardam esta definição no mês que vem para iniciarem a dança das cadeiras.

Após a promulgação da PEC da Reforma Política, os nobres edis terão uma “janela” de 30 dias para trocar de partido, sem correr o risco de perderem seu mandato. A movimentação nos bastidores é muito grande e convites chegam aos vereadores descontentes a todo o momento.

Quem deve se dar bem é o PP, partido do prefeito Guilherme Pasin, que espera de braços abertos por pelo menos três parlamentares, aumentando para seis a sua bancada. Os próximos 30 dias serão decisivos para este troca-troca começar. Não estou autorizado a revelar os nomes dos parlamentares, até porque negariam a mudança até a morte. Mas lembrem deste tópico, quando setembro chegar.

Calma, vereador

Digo de antemão que não tenho nada contra o vereador Gilmar Pessutto (PSDB), mas está parecendo um disco arranhado em todas as sessões o parlamentar lembrar as obras que a prefeitura está fazendo nos bairros Santa Helena e Fátima, como se fosse o feito mais incrível dos últimos tempos.

Calma, vereador. Olha o coração. O prefeito tem muitos méritos nas obras que está realizando nestes dois bairros, porém, está seguindo o que determina o Governo Federal ao liberar os mais de R$ 50 milhões do PAC. Além disso, o Poder Público poderá cobrar da população tudo o que está fazendo no IPTU, afinal este trabalho não é uma obra e sim uma melhoria, por isso deve ser cobrada.

A divulgação de tudo o que é feito de bom para a nossa comunidade precisa ser feita, mas a exaltação pública e em demasia se faz desnecessária neste caso. Porém, o microfone está à sua disposição e temos que aguentar.

Pedras e iluminação

Após receber alguns e-mails pedindo para falar das ruas e da iluminação, fui verificar a situação em alguns pontos da cidade. Na semana passada, a prefeitura fez uma operação tapa-buracos nas vias com asfalto. Porém, é preciso uma atenção também com as ruas com paralelepípedos.

Basta circular pelas ruas dos bairros Humaitá, São Francisco, Licorsul e Santa Helena para conferirmos a necessidade de uma recuperação do calçamento. Em alguns locais, o tráfego de veículos está bastante prejudicado e há risco de acidentes. Uma força-tarefa seria muito bem-vinda.

Além disso, gostaria de saber por que há vários meses os postes de iluminação da cidade ficam ligados durante o dia. Pelo menos nos bairros Fenavinho, São Bento e Cidade Alta, várias lâmpadas ficam acesas nos postes, mesmo com sol forte. E isso não é de hoje. Quem vai pagar esta conta, já que a energia elétrica está com um custo exorbitante? E mesmo que o preço estivesse barato, não justifica tamanho desperdício.