Farra nas construções

Bento Gonçalves, berço da construção civil, vive um sério dilema com suas obras. Parece que na área onde os prédios são erguidos virou terra sem lei e sem fiscalização. Muitas empresas, não todas, é claro, esquecem que próximo a estas construções circulam motoristas, com seus veículos, e principalmente pedestres.

Não é difícil de encontrar nas ruas da cidade locais sem a devida sinalização, dois ou três caminhões trancando as ruas sem que o motorista ou pedestre seja informado de alguma maneira desta ação. Isso sem falar no avanço do passeio público, fazendo com que as pessoas tenham que dividir o espaço da rua com os veículos.

Aqui mesmo em nosso jornal já fizemos uma reportagem especial denunciando alguns empreendimentos que insistem em burlar o que diz a legislação. Acho que está na hora de trazer esta pauta à tona e cobrar providências do poder público.

Falta mobilização

Não faltam em nossa comunidade pessoas que critiquem o trabalho exercido pelos vereadores na Câmara. Falam que eles não fazem nada, que a sessão ordinária é horrível, etc, etc… Porém, nós, o povo, o que estamos fazendo para mudar tudo isso? Absolutamente nada.

Em Bento Gonçalves só há indignação de alguns setores quando a causa for em benefício próprio. Só para exemplificar, na noite de segunda-feira, 3 de agosto, foram realizadas mudanças importantes no Regimento Interno da Câmara. Muito falou-se nas redes sociais em protestos e manifestações contrárias.

Quando a sessão iniciou, às 18h, cerca de 20 pessoas falavam em fazer protesto e cobrar uma posição dos vereadores. Duas horas depois, o que se via eram três pessoas descontentes com a aprovação das mudanças e apenas uma delas segurando um cartaz de protesto. Convenhamos, é muita cara de pau querer cobrar algo depois.

Defesa exagerada

Alguns vereadores precisam aprender a moderar sua defesa ao prefeito Guilherme Pasin ou ao exaltar as obras de sua administração. O vereador Gilmar Pessutto (PSDB) é um deles. Às vezes age como se fosse o líder de governo.

Na segunda-feira, 3, Pessutto, como sempre, destacou o asfaltamento de ruas que está sendo realizadas pela prefeitura. Exaltou com fervor o fato do prefeito estar preocupado com a canalização das ruas antes de colocar o asfalto, como se isso fosse um feito único.

Esquece-se o nobre edil que a canalização das ruas antes do seu asfaltamento é uma determinação do Governo Federal ao liberar recursos do PAC. E que, além disso, as prefeituras devem construir o passeio público (calçadas) com acessibilidade para os deficientes. Sem falar que estas ações são melhorias que o poder público poderá cobrar no IPTU dos moradores. Por isso menos, bem menos, vereador.

Mobilidade Urbana

Obviamente que sou um leigo em planejamento urbano e, por isso mesmo, questiono o trabalho que está sendo feito pela empresa responsável por este projeto. Não discuto aqui a competência destes profissionais, mas o que foi apresentado, até o momento, é mais do mesmo que já tinha sido planejado para os próximos 20 anos, em 1994.

Quem acha que estou louco, basta olhar o projeto montado durante a administração do prefeito Darci Pozza. Claro que ele foi modernizado, mas, se fosse o caso, poderíamos ter aproveitado muito bem o projeto apresentado e muito bem elaborado pela Ascon Vinhedos.

Mas como santo de casa nunca fez e jamais fará milagres, lá vamos nós investir recursos em outro projeto que, de coração, eu torço para que pelo menos 20% dele saia do papel. Podem ser túneis, escadas rolantes, VLTs, seja o que for, mas que permitam um futuro melhor para nossos netos e bisnetos aqui em Bento Gonçalves. Este é o grande desafio para nossos administradores daqui pra frente.