Bento na Operação Purgato

Bento Gonçalves está entre os municípios que podem ter sido alvo de um grupo que fraudava licitações no Rio Grande do Sul. Somente no ano passado, os acusados movimentaram R$ 190 milhões em pregões eletrônicos durante processos licitatórios.

O processo corre em segredo de justiça, mas, segundo o Ministério Público Estadual, a investigação, no que diz respeito ao município de Bento, é em relação a licitações feitas na Secretaria Municipal de Saúde. O que está sendo investigado pelo MP são contratos terceirizados de serviços, como limpeza e vigilância para o setor. O nome das empresas investigadas não foram revelados e teremos que aguardar pelos indiciamentos dos envolvidos.

A princípio, não há envolvimento de integrantes do Poder Público no inquérito. A Prefeitura emitiu nota informando que irá pedir mais informações ao Ministério Público sobre o processo para tomar todas as medidas necessárias para esclarecer os fatos.

Reajuste para prefeito e vereadores

O prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, foi chamado de demagogo ao não repassar para ele, seu vice, secretários e demais cargos de confiança o reajuste de 5,26% dado aos servidores municipais. Alceu foi criticado por querer dar o exemplo, mas seria igualmente repreendido se concedesse a si e aos seus CCs o aumento dos servidores.

Em Bento Gonçalves, o prefeito Guilherme Pasin não entende da mesma forma e mantém o reajuste de salários da trimestralidade para todos os cargos de confiança e também vereadores. Não que esteja errado, mas seria uma boa iniciativa já que o reajuste deve ter um impacto significativo na folha de pagamento, se somarmos os mais de 100 CCs que hoje atuam na Prefeitura.

Quem acha que está errado, precisa parar de ficar reclamando e ir às sessões da Câmara protestar. Foi o que fez a população da cidade de Santo Antônio da Platina, no Paraná, onde, em vez de aumento, vereadores e prefeito tiveram os salários reduzidos após protesto da comunidade.

Vem aí a Casa da Liga

Todos conhecem o trabalho relevante e destacado realizado pelas voluntárias da Liga de Combate ao Câncer. Pois bem, além de tudo o que elas já fazem pelos pacientes que enfrentam os males desta doença tão difícil de ser combatida, o grupo acredita que pode fazer mais.

Em agosto será inaugurada a Casa da Liga. Trata-se de um espaço para acolher doentes do interior do município e de outras cidades que estão em tratamento no Hospital Tacchini e precisam encarar horas de viagens, sem conforto e alimentação.

O imóvel está próximo ao Hospital Tacchini e foi doado por um empresário bento-gonçalvense. O local contará com elevador, vários leitos, sala e cozinha para receber pacientes e familiares que estiverem acompanhando. Uma ótima notícia para quem necessita deste apoio numa hora tão difícil. Este é mais um dos motivos para comprar seu ingresso e participar do Eles na Cozinha, evento que tem os recursos revertidos para a Liga.

Novo partido em Bento?

Os rumores na área política só aumentam semanalmente em Bento Gonçalves. O mais novo boato surgiu na sessão da Câmara desta segunda-feira, 20, e trata de que um novo partido está surgindo em Bento Gonçalves.

Seria o Solidariedade que estaria sendo articulado em Porto Alegre para entrar com força na Capital do Vinho. O objetivo dos integrantes do novo partido seria impressionar e, como cartão de visitas, ocupar uma ou duas cadeiras no Legislativo. Isso mesmo. Pelo menos dois vereadores, que estão descontentes com suas siglas, estariam em conversa quase que definitiva para assinar a filiação e se tornarem referência nas negociações para as eleições em 2016.

A situação é meio delicada, pois existe o medo dos parlamentares de enfrentarem um processo de perda do mandato, caso mudem de partido. Porém, a definição deve acontecer até o mês de setembro, para que os políticos estejam aptos a concorrer no pleito do ano que vem pelo Solidariedade. De certo mesmo, apenas que os bastidores da política fervem em Bento Gonçalves.