Casa Geisel

Fiquei sentido ao saber do tenente-coronel Alexander Ferreira que está de malas prontas para ir embora de Bento Gonçalves. O comandante do 6º BCOM deixa o quartel em janeiro, passando o cargo para o tenente-coronel Lúcio Mauro Guerra, que já foi capitão na unidade nos anos de 2003 e 2004. Alexander vai deixar saudades, pois deu uma nova dimensão ao Exército, aproximando-o da comunidade e também da imprensa local.

Porém, antes de partir, o comandante pensa em deixar um legado para o município. Está pessoalmente empenhando num projeto de revitalização da Casa Geisel, local onde nasceu o ex-presidente e bento-gonçalvense Ernesto Geisel. O projeto está sendo idealizado numa parceria entre Exército, Fervi e Prefeitura, com o objetivo de transformar o local em um memorial com objetos e documentos de Geisel, tornando o espaço mais um atrativo turístico para nossa cidade.

Restaurante do Sesc

O presidente do Sindilojas, Daniel Amadio, está eufórico com a possibilidade de tirar do papel o tão esperado Restaurante do Serviço Social do Comércio (Sesc). A expectativa é que a unidade comece a funcionar em setembro, no 15º andar do Palazzo Del Lavoro. É uma iniciativa importante para a classe comerciária, que terá a oportunidade de usufruir de um espaço com comida balanceada e preço atrativo. Amadio espera que o empreendimento impulsione o número de associados do Sindilojas ainda este ano, com a expectativa de crescimento superior a 20%.

Apesar da boa nova, o que ainda incomoda o presidente é a dificuldade em fechar o acordo coletivo de trabalho com o Sindicato dos Empregados no Comércio. Nas reuniões realizadas até o momento não houve acerto. As duas entidades não chegam a um denominador comum nos percentuais, que nem estão tão distantes assim. A situação é tão séria que deve ser definida somente na esfera judicial. Uma queda de braço difícil de ser concluída.

Discurso contraditório

A UPA foi inaugurada no sábado, 4 de julho, com a presença do governador José Ivo Sartori. Em seu discurso, o prefeito Guilherme Pasin foi contraditório. Primeiro, afirmou que não se pode querer para si o título da conclusão de uma obra pública, pois ela contou com a participação de vários governos para ser concluída. Para, em seguida, anunciar que sua administração não faz anúncios de tijolos e nem promessas não cumpridas, mas sim com projetos concretos.

Muitas das 87 obras citadas por Pasin são na verdade melhorias. É o caso do asfalto, que será devidamente cobrado como tal no IPTU 2016. Mas também não dá para esquecer que, além de abrir a UPA, o prefeito está encaminhando a conclusão de várias UBSs nos bairros. O princípio de continuidade é algo básico em uma administração pública. Bem faz o prefeito em concluir obras que não foram terminadas na gestão passada, pois é preciso deixar marcas que contribuam e melhorem a qualidade de vida da comunidade bento-gonçalvense.

Preços nas alturas

Quem vai ao supermercado com certa frequência percebe que não consegue comprar as mesmas mercadorias do mês passado se levar a mesma quantia em dinheiro gasta anteriormente. A alta dos produtos chega a ser absurda em alguns casos, o que incentiva cada vez mais a pesquisa.

A sugestão dos economistas é que devemos trocar os chamados produtos de marca por similares com preços mais em conta. Desta forma, é possível alcançar uma redução de até 20% nos gastos. O preço alto faz com que o consumidor diminua suas idas ao supermercado, além de selecionar muito bem o que vai levar na hora de encher o carrinho.

Em Bento Gonçalves, as principais redes estão sentindo esta mudança de comportamento e ampliando os dias de promoções, fazendo de tudo para atrair o consumidor. Produtos de consumo diário, como pão e leite também entraram no rodízio promocional. Quem não tiver muito dinheiro, mas muita disposição pode garantir uma boa economia.