Motivação ou preparação

Muitas pessoas, no mercado de trabalho, confundem a motivação com a preparação. Quando vão pedir emprego, muitos dizem que estão motivados para a nova empreitada. Mas e da? E a preparação, onde está?

Quem está motivado, pode estar assim pela empolgação de uma nova atividade e isso pode acabar em poucos dias. O preparado tem foco, sabe o que quer e aonde quer chegar.
O preparo continuado vai fazer com que a oportunidade apareça. Porém, muitos querem alcançar o sucesso sem a devida preparação. Vivemos um momento em que o chamado apagão da mão de obra se deve à falta de preparo.

Infelizmente, a maioria não quer estudar, se preparar continuamente para alcançar um objetivo. Aliás, muitos destes não têm nem um objetivo traçado para sua vida. Desafio os leitores a me apontarem um desanimado que alcançou o sucesso na vida. É difícil.

Não espere pelo Poder Público

Alguns clubes de Bento Gonçalves dão bons exemplos de como se deve agir na condução de suas atividades. Cito aqui o Bento Vôlei, o BGF e o Farrapos Rugby, que estão cada vez mais organizados, desenvolvendo projetos e dependendo, cada vez menos, do Poder Público.

Claro que os recursos da prefeitura ainda são repassados, mas os dirigentes dos clubes citados acima não se contentam apenas com estes valores. Projetos de captação estão fazendo com que a realidade deles seja alterada.
O Farrapos, por exemplo, se mexeu tanto que conquistou a construção de uma área de treinamento e seus dirigentes trabalham muito para tornar realidade o sonho da construção de uma arena multiuso, numa parceria público-privada.

Enquanto alguns ainda choram as migalhas e colocam a culpa no Poder Público (que sempre os sustentou) pelos seus fracassos, outros estão fazendo por merecer os recursos repassados. Os bons exemplos estão aí, basta segui-los.

Rendimento no trabalho

Há um bom tempo vejo a discussão sobre a redução da jornada de trabalho para o aumento do emprego no País. Pode até ser positivo, mas, observo também muitas pessoas reclamando que trabalham demais em suas oito horas diárias de atividades.

Pare para refletir e veja se você realmente trabalha nestas oito horas. Se o seu rendimento e dedicação ocorre na maior parte do tempo em que está ali, em tese, trabalhando. Conheço donos de empresas que trabalham até 12, 14 horas por dia de forma intensa para manter aquilo que conquistaram. Muitos podem chamar isso de loucura, eu chamo de abnegação. Só quem consegue construir alguma coisa, um empreendimento, vai valorizar cada gota de suor dada para que aquilo ficasse de pé.

Às vezes, precisamos ser empurrados da escada para descobrirmos a importância de um corrimão. Então, antes de reclamar, olhe para os lados e veja se esta reclamação é realmente pertinente.

Pensamentos negativos

Algumas pessoas têm o dom de ver o lado negativo em quase tudo o que veem. Passam o tempo todo, seja em casa ou no trabalho, procurando alguma coisa para reclamar.

Gostam da depressão e do mau humor, não querem interagir com os colegas e apelam para o coitadismo quando acham necessário. Convenhamos, minha gente. É preciso um choque de realidade em quem tem este tipo de atitude tão descabida.

Se nos dermos conta, só um pouquinho, veremos dezenas de pessoas (para não dizer milhares) com problemas muito piores do que os nossos. Felicidade plena e sem dores de cabeça na vida só vemos no Facebook, onde parece que coisas ruins não existem.

Eu, você, todo mundo, tem algum tipo de problema, que pode ser familiar, financeiro ou profissional. Imaginem se todos fossem reclamar dos infortúnios que a vida nos impõe? Por isso, caro leitor, pense muito bem antes de achar que sua situação é a pior do mundo e está pensando em desistir e jogar a toalha. Precisamos ser mais positivos e acreditar que nem tudo está perdido.