O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou o financiamento de R$ 11 milhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para o Hospital Tacchini em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira, 24, na sede da instituição. Após, Barros participou de solenidade com prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), no salão nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves.

Segundo o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Antônio Ferreira, o repasse vai fazer com que se diminua as dificuldades financeiras da instituição de saúde para os próximos dez anos. “Isso é o que nós projetamos”, comenta.

Porém o ministro sinalizou que a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem um déficit de correção de valores de pelo menos dez anos, não deve ser revisada neste ano. “Não temos previsão de reajuste. Estamos respondendo às necessidades dos municípios conforme a demanda”, expõe.

Ainda de acordo com o ministro, os repasses para os municípios – inclusive para Bento Gonçalves – estão de acordo com as normas estabelecidas. “Temos repassado os recursos em dia para nossos parceiros, mas temos que encontrar um modelo mais justo de repasses”, observa.
Além disso, o titular da pasta federal de Saúde salientou para os prefeitos da Amesne que “os recursos públicos estão escassos e os investimentos estão cada vez mais difíceis”. Ele aponta que o modelo está relacionado à “gestão austera” do governo de Michel Temer.

 

Audiência em Brasília

O ministro visita Bento Gonçalves após o prefeito Guilherme Pasin e o secretário de Saúde Diogo Siqueira participarem de audiência exclusiva, em Brasília, no mês passado. A pauta do encontro foi a discussão sobre a vinda de recursos à Bento Gonçalves para a conclusão do complexo hospitalar público, no bairro Botafogo.

Na ocasião, Barros garantiu que visitaria o municipio para conhecer pessoalmente a situação da saúde, bem como afirmou que o Poder Público seguramente conseguiria financiamento com o Banco Andino para a concretização da obra. Segundo o prefeito, as expectativas com o encontro foram positivas, uma vez que acredita que em breve as obras devem ser retomadas com o apoio de Barros.

Além de Bento Gonçalves, o ministro cumpriu agenda em Uruguaiana e Porto Alegre. Em Uruguaiana anunciou a liberação de recursos para o município e visitou a Santa Casa de Caridade. Já em Porto Alegre inaugurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de horário estendido e participou da cerimônia de abertura do 11º Encontro Holístico Brasileiro.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, dia 25.