A situação da barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula, segue em acompanhamento pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul. No local, equipes encontraram fissuras na estrutura que poderia causar o rompimento. Uma reunião foi realizada nesta segunda-feira, 3 de agosto, para atualizar a situação do local e quais ações já foram efetuadas para minimizar os problemas encontrados.
Durante a semana passada, moradores do entorno da barragem foram notificados e tiveram que sair de suas moradias, por estarem na zona de impacto direto. Pelo menos cinco equipes compostas pela Defesa Civil municipal, do Corpo de Bombeiros Militar, da Brigada Militar e da empresa Energética Campos de Cima da Serra auxiliaram na ação.
De acordo com a Defesa Civil, ainda pelos próximos dias, os imóveis existentes nas proximidades da barragem deverão ficar vazios, visando garantir a segurança dos moradores. As equipes da Sala de Situação da SEMA seguem monitorando o nível do rio das Antas nos pontos à montante e à jusante da barragem de forma permanente, não havendo qualquer evolução de risco adicional, até o momento.
Foto: Defesa Civil do RS