Bento Gonçalves acordou mais sangrenta na manhã de ontem. Em apenas quatro horas, duas pessoas foram executadas em pontos diferentes da cidade. Os motivos, provavelmente, também são diferentes.

Em um dos casos, temos um mecânico, que está chegando ao trabalho, e é surpreendido com vários tiros, sem chances de defesa. No outro, uma mulher que é atacada quase em frente a sua casa, é alvejada por seis disparos à queima-roupa, sem poder de reação. Execução? Queima de arquivo? Vingança? Crime Passional? São várias hipóteses que podem justificar estes crimes.

Porém, precisamos levar em conta que a violência está mais acentuada em Bento Gonçalves no ano de 2014. Em menos de seis meses, contabilizamos 14 assassinatos, entre homicídios e latrocínios. Sem falar no crescimento dos roubos, das agressões e dos furtos. A verdade é uma só: a criminalidade vem aumentando ao longo deste ano. Os bandidos ou criminosos, como queiram, estão cada vez mais ousados e sem medo da força policial.

Sim, infelizmente, a legislação não mete mais medo nos chamados “vagabundos”. Eles matam nossos familiares por pouco mais de nada, por não ter gostado de sua atitude, ou ter testemunhado um delito cometido por eles. Matar ficou fácil demais.

Virou alternativa segura para quem sabe que não vai ficar muito tempo preso por causa deste delito. E, se não tiver antecedentes pesados, o autor do homicídio pode ainda responder o processo em liberdade. Um verdadeiro absurdo para quem paga seus impostos e, hoje, precisa ficar enclausurado atrás das grades de sua casa ou apartamento. O cidadão de bem virou bandido. É ele quem fica preso. É ele que, em caso de reação, terá que indenizar a família do criminoso ou ter sua vida terminada em função de uma ação impensada de um destes delinquentes.

O criminoso de hoje sabe que a nossa justiça é falha e “quem perde é quem morre”. Em caso de um roubo ou um furto simples, vemos nossa vida se transformar em uma roleta russa, onde levar um tiro ou uma facada, sair vivo ou morto desta situação, depende única e exclusivamente das benesses daquele que está apontando a arma para você.

Vimos neste ano, 14 famílias velando seus entes queridos. Se são pessoas boas ou ruins, não sabemos. Mas, em nenhum dos casos, o autor do crime não estava autorizado a tirar sua vida. Pessoas honestas, inocentes, cidadãos com uma extensa ficha criminal, vá saber. Ninguém tem o direito de julgá-los, senão o Poder Judiciário.

Não vai faltar quem peça mais segurança nas ruas. Porém, não é possível que tenhamos um policial fazendo a segurança de cada cidadão. Bento Gonçalves é uma cidade ótima para se viver, mas, a cada dia que passa, temos um pequeno grupo que está querendo acabar com a calmaria. A violência aumenta de forma silenciosa e a sensação de impunidade se alastra entre aqueles que acham que podem tudo por estarem empunhando uma arma. Fiquemos no aguardo de uma resposta dos órgãos de segurança pública.