O banco de leite humano do Hospital Tacchini abre suas portas nesta segunda-feira, 10, a partir das 18h. Em parceria com o Rotary Bento Gonçalves, o local vai oferecer leite materno aos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da instituição que, por algum motivo, não podem receber o alimento das próprias mães.

De acordo com a instituição, apesar da inauguração ocorrer hoje, algumas doações já começaram a chegar. Entre as doadoras está Emanuele da Cruz de oliveira, que é auxiliar de atendimento no próprio hospital. “Quando tive meu filho, há 1 ano e 8 meses, as enfermeiras me informaram do projeto e passei a monitorar a situação de longe. Coincidentemente, fui contratada há 4 meses pela instituição e uma das minhas primeiras preocupações era saber quando poderia doar, porque eu sei o quanto o leite é importante na vida dos bebês e como essa atitude pode fazer a diferença de verdade”, descreve. 

Quem pode doar

O banco de leite do Hospital Tacchini recebe doações de mulheres que estejam em período de amamentação. Para contribuir ou para buscar mais informações basta entrar em contato pelo telefone (54) 3055 0303 ou pelo e-mail  [email protected]. O espaço funcionará todos os dias, das 8h às 18h. 

Como funcionará o Ama Tacchini 

Para orientar melhor sobre como retirar e armazenar o leite excedente, a primeira coleta deve ser realizada presencialmente, no Banco de Leite Humano Ama Tacchini. As demais podem ser efetuadas na casa da própria doadora. O espaço, localizado no dentro do Hospital Tacchini, possui capacidade para atender até 4 mulheres simultaneamente. 

Todo leite doado é analisado e passa por um rigoroso controle de qualidade antes de ser oferecido aos bebês internados na UTI Neonatal do Tacchini. São avaliados o aspecto do leite, sua forma de transporte e armazenamento, seu volume e até mesmo a quantidade de gordura presente em cada amostra, uma vez que alguns bebês podem possuir restrições alimentares. Somente depois de tudo isso, ele é pasteurizado e congelado, passando a ter validade de até seis meses. 

Foto: Alexandre Brusa/Tacchini