Processo de escolha de empresa que vai instalar a estrutura foi aberto nesta quinta-feira, 26; previsão do governo do Estado é de que mecanismo comece a funcionar em até 70 dias após assinatura do contrato

O processo licitatório, que visa contratar a empresa responsável pela travessia no trecho entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, que até então era ligado pela ponte, levada durante a enchente do início de setembro, na ERS-431, foi aberto nesta quinta-feira, 26. O anúncio foi feito pelo governador do RS, Eduardo Leite. Até o dia 30 de outubro, os interessados poderão encaminhar suas propostas para a instalação de uma balsa. A medida é emergencial, até que a nova ponte seja construída. Conforme as informações, a escolha será feita por meio de tomada de preço.

Após a escolha da empresa que apresentar a melhor proposta, a expectativa é de que o serviço no local comece a ser realizado em até 70 dias, ou seja, próximo ao início da safra da uva. A balsa deve ficar em execução por prazo indeterminado, já que não há previsão para início das obras da nova ponte sobre os rios Taquari e Antas.

Conforme o governo, um pré-projeto da nova estrutura já está pronto e deve ainda passar pela definição de custos. Após os trâmites, o projeto deve ser apresentado.

A instalação da balsa deve minimizar os problemas causados desde o dia 5 de setembro, quando a ponte não aguentou a força das águas e acabou caindo. A estrutura ligava a comunidade de Santa Bárbara à Linha José Júlio, em Santa Tereza, bem como, era o principal caminho para quem transitava entre os municípios de São Valentim do Sul, Santa Tereza, Bento Gonçalves, Guaporé, Dois Lajeado, Monte Belo do Sul e Cotiporã.

Foto: Emanuele Nicola / Prefeitura de Bento / Divulgação