Na terceira parte da série, os depoimentos dos dirigentes do Consepro, da CDL-BG e da Ascon Vinhedos

Analisar os fatos e acontecimentos do ano que passou é primordial para projetar os novos caminhos a serem trilhados, principalmente para as entidades. E, por isso, as entidades apontam os caminhos que estão sendo preparados para este ano.

Nesta terceira parte do balanços e perspectivas de entidades, os depoimentos dos presidentes: do Consepro, José Carlos Zortea; da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), Marcos Carbone, e do ex-presidente e do presidente da Ascon Vinhedos, Adriano De Bacco e Milton Milan, respectivamente.

“O combate à criminalidade também se faz com educação, com conscientização”

No ano de 2019, o Consepro comemorou 30 anos de atuação em prol da segurança pública, e, de acordo com o presidente, José Carlos Zortea, o ano que passou foi simbólico não somente por esta celebração, mas pela consolidação da entidade no município. “Isso porque, ao longo de 2019, diversas ações estratégicas foram encampadas com esse objetivo, apostando na soma de forças entre instituições parceiras, poderes públicos, iniciativa privada e comunidade para concretizar resultados”, revela.

Segundo ele, uma destas ações foi lançada em novembro, com foco na prevenção ao uso de drogas por parte de jovens, público mais exposto às perigosas ofertas de substâncias ilegais. “O combate à criminalidade também se faz com educação, com conscientização. Nossos jovens precisam saber que, primeiro, usar drogas faz muito mal à saúde, e depois, ao consumi-las, estão alimentando um contínuo ciclo de violência, financiando a criminalidade”, pontua. Zortea esclarece que as palestras antidrogas serão retomadas em 2020 em diversas escolas do município, e a ideia é que os pais dos alunos também participem dos encontros. “Criando assim uma rede mais forte e atuante em prol da segurança pública”, ressalta.

Somada à essa contribuição, a atuação do órgão como agente captador de recursos às forças policiais, principal atividade do Consepro, apareceu em diversas frentes. “Tivemos um ano muito produtivo, principalmente no estreitamento de relações, com entidades, com escolas, com os poderes constituídos. Isso nos dá muito fôlego e entusiasmo para ir adiante e, mesmo com adversidades econômicas, garantimos importantes avanços para nossa segurança”, salienta.

“Ações reafirmam nosso compromisso de desenvolver estratégias que ajudem no fomento ao comércio”

O ano de 2019 foi, de forma geral, positivo para o comércio, de acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), Marcos Carbone. “Percebemos, por parte dos lojistas, o resgate do otimismo, impulsionado, principalmente, pelos sinais de retomada da economia que se traduziram, entre outros indicadores, no aumento da intenção e poder de compra por parte dos consumidores”, revela. Ele também indica que foi, um ano de queda na inadimplência em Bento Gonçalves, se analisados os dados do primeiro semestre, o que sinaliza aumento de maturidade tanto por parte do lojista, quanto por parte do consumidor.

Outro detalhe importante do ano que passou foi que, para a entidade, foi um ano repleto de significados. “Foi quando a entidade completou o marco de seu 50º aniversário de fundação, comemorando o fato de ser uma entidade sólida, sustentável e verdadeiramente alinhada com os propósitos do associativismo e defesa dos interesses de seus associados”, pontua. A trajetória de cinco décadas foi eternizada com o lançamento de um livro que conta não somente sobre o cinquentenário da entidade, mas é um resgate da história do comércio. “Enaltecendo os grandes empreendedores que fizeram e fazem a força desse segmento”, completa.

Carbone ressalta que foi celebrado, também, a 30ª edição do Mérito Lojista e os 20 anos da CDL Jovem em Bento Gonçalves. “Somado a isso, a CDL também acompanhou a consolidação de projetos importantes no fomento aos negócios para o comércio local, como é o caso do Armazém das Pontas, do Black Friday, da campanha Bento Natal Premiado e do Liquida Bento. Essa última ação abriu o calendário de atividades da CDL-BG em janeiro de 2020, reafirmando nosso compromisso de desenvolver ferramentas e estratégias que ajudem no fomento ao comércio local”, conclui.

“Crescimento dos setores favorece o da construção civil”

De acordo com o ex-presidente da Ascon Vinhedos, Adriano de Bacco, que presidiu a entidade no biênio 2018/2019, o ano anterior gerou grandes expectativas ao setor. “Passamos a acreditar na nova política que gerava desconfiança e intranquilidade e vimos em 2019 um governo federal recém eleito promover mudanças, visando restabelecer a confiança, ponto chave para o crescimento da economia que nos move”, salienta.
Segundo ele, foi necessário uma adequação às mudanças significativas ocorridas. “Podemos citar a reforma trabalhista, a da previdência, a mudança na lei dos distratos, a lei de liberdade econômica recentemente aprovada, mudanças na estrutura do atual governo federal, juntamente com queda dos juros, que evidenciam conduzir o Brasil a um futuro melhor”, pontua.

Segundo o ex-dirigente, os números mostraram melhora, tanto que o próprio levantamento do Censo mobiliário 2019, realizado pela Ascon, evidenciou isso. “Tivemos um crescimento nos lançamentos da construção civil do município, que também se deve aos investimentos que nossas empresas fizeram em segurança e qualidade construtiva”, esclarece.

Perspectivas 2020

Além disso, ele revela que tem-se a expectativa da retomada forte do programa MCMV, já visto no ano de 2019 e espera a continuidade dele, assim como a facilidade da tomada de crédito. “O forte crescimento nos lançamentos, evidenciado pelo censo para obras prediais, hoteleiras e turísticas, evidenciam destaque, favorecendo o desenvolvimento da construção, fato gerador de emprego e renda em nossa região”, destaca.

O presidente Milton Milan, que assumiu a diretoria em janeiro deste ano, também contribui com as perspectivas para o setor neste ano. Segundo ele, na construção civil se percebe uma forte tendência de crescimento, que já se mostra mais concreta com a redução de taxas de juros e ofertas de juros diferenciados no mercado. “O crescimento da construção civil já se mostra aparente, mas não será expressivo e rápido, porém embasado e consistente. Os movimentos atuais de mercado mostram vendas que permitem a redução de estoque de imóveis, ou seja, na medida em que diminuem os imóveis disponíveis, abre espaço para novos lançamentos e construções, com uma renovação de produtos disponíveis. Assim, o aumento da procura aumentará a oferta, trazendo o crescimento do setor”, conclui.